UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um terço dos juros é gordura de bancos, diz Dirceu

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro José Dirceu (Casa Civil) disse ontem, em palestra aos deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo, que um terço dos juros cobrados hoje no país é resultado de "gorduras do sistema financeiro".
Segundo ele, o governo irá trabalhar para mudar esse cenário, mas conta com "uma postura dura e firme" de todos os agentes econômicos e dos sistemas bancário e financeiro para uma redução dos juros "no limite que eles puderem reduzir".
"Eu considero que há uma gordura para além dos problemas do risco Brasil, para além dos problemas que o país tem de o juro Selic ser 26,5%, para além dos problemas com a falta de garantias. É evidente que é possível o sistema financeiro trabalhar na direção de reduzir os juros", afirmou Dirceu.

Reformas
Dirceu disse que a possibilidade de redução da taxa de juros depende um terço do que chamou de gorduras do sistema financeiro, um terço da conjuntura internacional e do mercado e outro terço das reformas a serem feitas pelo governo federal.
O ministro participou de um debate na Assembléia sobre a proposta de reforma tributária.
(JOSÉ ALBERTO BOMBIG)


Texto Anterior: Responsabilizar trabalhador é uma "aberração", diz CUT
Próximo Texto: IGP-M recua 0,26% neste mês e tem a 1ª deflação desde maio de 99
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.