UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai previsão de aumento para gasolina e energia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central reduziu suas estimativas de aumento de preços para gasolina e energia elétrica neste ano, segundo a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada ontem.
Para a gasolina, a projeção de reajuste caiu de 8,4% para algo em "torno de 6%". A redução da estimativa para energia elétrica foi menor, de um aumento de 24,5% para 23,7%.
No entanto, para o botijão de gás de cozinha, o BC reviu para cima a projeção de aumento, de 1,6% para 4,5%. De acordo com a ata, as projeções para o gás de cozinha foram elevadas devido ao aumento de 4,13% no preço ao consumidor verificado em abril, mês em que os preços cobrados pela Petrobras não mudaram.
Segundo o documento, a estimativa de reajuste de 6% para a gasolina já incorpora a diminuição de preços registrada no começo deste mês.

PIB de 2003
O BC já esperava uma estagnação da economia nos primeiros três meses deste ano, o que foi confirmado pelos dados do IBGE divulgados ontem. A ata informa que o PIB deveria fechar o primeiro trimestre "num ritmo próximo à estabilidade, quando comparado ao trimestre anterior".


Texto Anterior: IGP-M recua 0,26% neste mês e tem a 1ª deflação desde maio de 99
Próximo Texto: Análise: Boas notícias do Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.