São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefe de família foi quem mais perdeu vaga

DA REPORTAGEM LOCAL

O desempregado da região metropolitana de São Paulo é homem, chefe de família e tem mais de 40 anos. Esse é o perfil dos mais atingidos no mês passado pelo desemprego, segundo a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) na região metropolitana de São Paulo, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese.
A taxa de desemprego cresceu 9,4% entre os chefes de família no mês passado, aumentou 8,5% entre as pessoas acima de 40 anos e 6,4% entre os homens. Só houve queda do desemprego (-1,4%) entre os jovens de 15 a 17 anos.
"Esse perfil se encaixa nos setores mais afetados pelo desemprego em setembro, o industrial e o de serviços. Como a indústria reduz sua atividade, os serviços ligados a ela também sofrem impacto", disse Paula Montagner, gerente de análises e estudos especiais da Fundação Seade. As áreas de serviço com maiores reduções de vagas foram transporte, limpeza industrial e oficinas mecânicas.
Em relação a setembro de 2001, a taxa de desemprego subiu 13,7% entre os chefes de família, 16,4% na faixa etária de 40 anos ou mais e 13,6% entre os homens.
"O desemprego entre os chefes de família é um dos mais graves, porque muitas vezes eles são a única fonte de renda no núcleo familiar", disse Paula. (CR)

Texto Anterior: Metalúrgico da Força recusa 8% de reajuste
Próximo Texto: Crédito: Cálculo novo derruba juro médio cobrado em empréstimo bancário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.