São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC vai vender títulos com seguro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para tentar vencer a desconfiança do mercado em relação aos títulos emitidos pelo governo, o Banco Central passará a vender uma espécie de seguro que proteja os investidores de eventuais quedas nas cotações dos papéis.
Isso será feito por meio de um instrumento chamado de "opção de venda". Por meio desse contrato, o BC se compromete a recomprar títulos públicos a um preço preestabelecido, independentemente de seu valor de mercado.
A permissão para o BC vender contratos de opção foi dada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Essas vendas serão feitas por meio de leilões e ainda não têm data para serem realizadas.
Nas últimas semanas, os títulos públicos têm sofrido desvalorização devido ao receio de que o governo não seja capaz de pagar em dia seus compromissos. A desconfiança é consequência da proximidade das eleições e do alto do endividamento do setor público.
Um dos reflexos dessa desvalorização foi a forte perda registrada pelos fundos de investimentos desde o mês passado. Esses fundos investem grande parte de seus recursos em papéis emitidos pelo governo.
O funcionamento da opção de venda de títulos públicos será semelhante à contratação de um seguro de automóvel: o investidor pagará uma taxa ao BC (chamada de prêmio) para usufruir do seguro (a opção de venda). No contrato, estará estabelecido o prazo e o valor do seguro.



Texto Anterior: Dívida pública subirá R$ 60 bilhões
Próximo Texto: Artigo: A queda do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.