São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

CANA INDUSTRIAL
A indústria brasileira sucroalcooleira vai esmagar 86,5% (473,2 milhões de toneladas) da cana que será colhida na safra 2007/8. Desse total, 47% irão para a fabricação de açúcar e 53% para a extração de álcool. Os dados são do segundo levantamento da Conab.

MAIS ÁLCOOL
Segundo a Conab, a produção de açúcar será de 30 milhões de toneladas, com queda de 0,6% em relação à safra anterior -resultado do preço pouco remunerador. Já a produção de álcool será 22% maior, de 21,3 bilhões de litros -crescimento motivado pela demanda.

PRODUÇÃO RECORDE
A produção brasileira total de cana, que inclui a destinada ao setor sucroalcooleiro e a outros fins (cachaça, ração etc.), será de 547,2 milhões de toneladas, resultado recorde e 15,2% superior à colheita de 2006/7. A área ocupada cresceu 12,3%, para 6,9 milhões de hectares.

MAIS QUE A MÉDIA
As exportações do agronegócio mineiro cresceram 4% em julho em relação ao mesmo mês de 2006, totalizando US$ 393 milhões. Já as vendas externas do país tiveram alta de apenas 0,7% em julho, somando US$ 5,3 bilhões.

RECEITA MINEIRA
"Atender às exigências dos países consumidores é fundamental para conquistar o mercado mundial. Minas está investindo constantemente na qualidade e na segurança alimentar", disse o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

2º RECORDE SEGUIDO
Pelo segundo dia consecutivo, o preço do trigo bateu recorde em Chicago. Os motivos são: crescimento da demanda pelas reservas dos EUA e previsão de que os estoques mundiais do produto cairão para o patamar mais baixo dos últimos 26 anos.

ARCO-ÍRIS
Foi lançada ontem no Brasil, na abertura da 26ª Expoflora, a rosa multicolorida. A novidade, importada da Holanda, foi criada pelo produtor holandês Peter van de Werken, que desenvolveu um corante natural que garante pétalas de diferentes cores em uma mesma rosa. A exposição vai até o dia 23 de setembro, em Holambra (SP).

NOVA SEMENTE
A Monsanto lançou ontem uma nova semente de sorgo híbrida. A cultivar é derivada do cruzamento de duas espécies diferentes de sorgo. As principais características são rusticidade, alta produção de palhada e viabilização do plantio direto.


Texto Anterior: Trapalhada adia a nova contribuição de empresas
Próximo Texto: Compra parcelada no cartão supera pagamento à vista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.