São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
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SUPERMERCADOS
Negócio com Promodès cria segundo maior grupo varejista do mundo, presente em 26 países
Carrefour compra rival por US$ 16,8 bi

das agências internacionais

O grupo varejista Carrefour anunciou ontem a compra de seu rival Promodès por US$ 16,8 bilhões. O negócio, que será concretizado mediante a troca de ações, vai criar a segunda maior rede de supermercados do mundo -fica atrás do Wal-Mart- e o maior grupo privado francês.
A empresa resultante da fusão -que ainda depende da aprovação da União Européia- terá um valor de mercado de cerca de US$ 51,3 bilhões, para vendas estimadas em US$ 56,6 bilhões neste ano. O lucro é calculado em US$ 943 milhões.
Após o anúncio, as ações do Carrefour se valorizaram 0,07% na Bolsa de Paris, enquanto as do Promodès tiveram uma alta de 18,43% sobre o fechamento de sexta-feira. A Bolsa registrou crescimento de 0,32%.
A fusão cria uma companhia com 9.000 lojas em três continentes, distribuídas por 26 países, das quais 680 são hipermercados, e 2.600, supermercados.
A empresa será líder do varejo alimentício na Europa, superando a alemã Metro. Terá uma participação de um quarto dos negócios na França. Na América Latina, o Promodès só atua na Argentina. A presença mais forte está nos países do sul da Europa -principalmente Espanha.
O Carrefour é o líder em supermercados no Brasil (leia texto nesta página) e tem presença forte na Ásia.
As direções do Carrefour e do Promodès disseram que não haverá demissões por conta da fusão e que o negócio deve criar novas vagas. Em todo o mundo, são 240 mil funcionários, metade dos quais na França.

Ataque
O negócio foi visto com otimismo por analistas do mercado, que esperam uma guerra de preços para o consumidor final por conta da concorrência.
"Eles fecharam o acordo por causa do potencial do Wal-Mart", disse Jean-Noel Vielle, da Meeschaert-Rousselle.
Nos últimos dez anos, o Wal-Mart se tornou o maior grupo varejista dos EUA e do mundo, adquirindo redes poderosas, como a Sears. Recentemente comprou redes na Alemanha e no Reino Unido, o que demonstra sua intenção de também dominar o mercado europeu.
Rumores de que o holandês Royal Ahold -agora o sétimo do mundo- estaria preparando uma oferta hostil de compra da Promodès também podem ter influenciado no negócio, disseram analistas.

Tendência
O negócio entre o Carrefour e o Promodès reforça a tendência de fusões na Europa, que se intensificaram após a implementação do euro. A moeda única torna mais fácil e atrativo o avanço de empresas de fora do continente. A fusão é uma forma de as empresas européias se defenderem contra "ataques" estrangeiros.
Recentemente as suecas Volvo e Scania se fundiram, no segmento automobilístico. Na área financeira, o BNP comprou o Paribas -na semana passada, teve seu pedido de compra do Société Generale negado. Elf Aquitaine e Total Fina preparam um meganegócio no setor petrolífero.


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