São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
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Grupo compra mais três redes no Rio

FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local

No dia em que anuncia a aquisição da rede Promodès, na França, o Carrefour formaliza a compra de três redes no Brasil -Rainha, Continente e Dallas, todas no Rio de Janeiro.
Com isso, a rede francesa, líder no ranking de supermercados no Brasil, aumenta a diferença em relação ao segundo colocado, o Pão de Açúcar.
Com a aquisição das três empresas, que juntas faturam cerca de R$ 700 milhões por ano, e de outras três redes -Planaltão, Roncetti e Mineirão- nos últimos quatro meses, o faturamento do Carrefour, de R$ 7 bilhões em 98, salta para perto de R$ 8,6 bilhões por ano. O Pão de Açúcar, com as recentes aquisições, fatura cerca de R$ 6,6 bilhões por ano.
Jean Duboc, superintendente do Carrefour, diz que a compra das três redes, que pertenciam à família Cunha, dá força à empresa no mercado carioca. O negócio envolveu a compra de seis hipermercados e de 32 supermercados na região do Grande Rio.
"Tínhamos de reagir no Rio, onde só tínhamos seis hipermercados", diz Duboc. Segundo ele, a estratégia do Carrefour é manter os 9.000 empregados das redes e, no curto prazo, as marcas.
As negociações com a família Cunha, diz, começaram há cerca de quatro meses. "Não estamos preocupados em sair na frente do Pão do Açúcar, que é um concorrente. Temos outros grandes no Nordeste (Bompreço), no Sul (Záffari) e no Rio (Sendas)."
Duboc diz que o Carrefour não tem planos, por enquanto, para novas aquisições neste ano, o que não quer dizer que a empresa evitará novas compras. Segundo ele, o Carrefour pretende investir no Brasil este ano mais de US$ 350 milhões, valor que investiu no ano passado.
"Agora ficou bem mais difícil para o Pão de Açúcar encostar no Carrefour. Não é fácil aumentar em R$ 2 bilhões anuais as vendas num prazo curto", diz Nelson Barrizzelli, consultor de varejo. Para ele, com a compra das três redes cariocas, o Carrefour consolida a liderança no ranking dos supermercados. "O Pão de Açúcar terá que perseguir as empresas de porte médio e aumentar as vendas das lojas já existentes."
A concentração das vendas de supermercados, segundo Barrizzelli, começa a preocupar cada vez mais os fornecedores.
Pelos seus cálculos, as cinco maiores redes do país -Carrefour, Pão de Açúcar, Sonae, Bompreço e Sendas- já detêm 41% das vendas do setor no país, de cerca de R$ 55 bilhões em 98.
"A concentração está avançando muito rapidamente, o que dificulta as negociações para o lado dos fornecedores." Em dezembro do ano passado, as cinco maiores redes participavam com cerca de 33,3% das vendas do setor. Em 97, com 27,3%.
Para Daniela Bretthauer, analista de investimento do banco Santander, Carrefour e Pão de Açúcar estão aproveitando as oportunidades para crescer, um movimento mundial.
Com as aquisições do Carrefour, segundo ela, quem mais pode perder é o Sendas, o líder em vendas no mercado carioca, com faturamento anual de R$ 1,9 bilhão. "O Pão de Açúcar está muito concentrado em São Paulo. Vamos ver se com a associação com o Casino o grupo também vai para outros Estados", diz Daniela.
Consultores e analistas de investimento especializados em varejo acreditam que a disputa entre Carrefour e Pão de Açúcar continua. Na mira estão as redes que faturam mais de R$ 200 milhões por ano, como Sendas, Záffari, G. Barbosa, Angeloni, ABC, Vitória e Irmãos Bretas, entre outras.





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