|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Grupo compra mais três redes no Rio
FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local
No dia em que anuncia a aquisição da rede Promodès, na França,
o Carrefour formaliza a compra
de três redes no Brasil -Rainha,
Continente e Dallas, todas no Rio
de Janeiro.
Com isso, a rede francesa, líder
no ranking de supermercados no
Brasil, aumenta a diferença em relação ao segundo colocado, o Pão
de Açúcar.
Com a aquisição das três empresas, que juntas faturam cerca
de R$ 700 milhões por ano, e de
outras três redes -Planaltão,
Roncetti e Mineirão- nos últimos quatro meses, o faturamento
do Carrefour, de R$ 7 bilhões em
98, salta para perto de R$ 8,6 bilhões por ano. O Pão de Açúcar,
com as recentes aquisições, fatura
cerca de R$ 6,6 bilhões por ano.
Jean Duboc, superintendente
do Carrefour, diz que a compra
das três redes, que pertenciam à
família Cunha, dá força à empresa
no mercado carioca. O negócio
envolveu a compra de seis hipermercados e de 32 supermercados
na região do Grande Rio.
"Tínhamos de reagir no Rio,
onde só tínhamos seis hipermercados", diz Duboc. Segundo ele, a
estratégia do Carrefour é manter
os 9.000 empregados das redes e,
no curto prazo, as marcas.
As negociações com a família
Cunha, diz, começaram há cerca
de quatro meses. "Não estamos
preocupados em sair na frente do
Pão do Açúcar, que é um concorrente. Temos outros grandes no
Nordeste (Bompreço), no Sul
(Záffari) e no Rio (Sendas)."
Duboc diz que o Carrefour não
tem planos, por enquanto, para
novas aquisições neste ano, o que
não quer dizer que a empresa evitará novas compras. Segundo ele,
o Carrefour pretende investir no
Brasil este ano mais de US$ 350
milhões, valor que investiu no
ano passado.
"Agora ficou bem mais difícil
para o Pão de Açúcar encostar no
Carrefour. Não é fácil aumentar
em R$ 2 bilhões anuais as vendas
num prazo curto", diz Nelson
Barrizzelli, consultor de varejo.
Para ele, com a compra das três
redes cariocas, o Carrefour consolida a liderança no ranking dos
supermercados. "O Pão de Açúcar terá que perseguir as empresas de porte médio e aumentar as
vendas das lojas já existentes."
A concentração das vendas de
supermercados, segundo Barrizzelli, começa a preocupar cada
vez mais os fornecedores.
Pelos seus cálculos, as cinco
maiores redes do país -Carrefour, Pão de Açúcar, Sonae, Bompreço e Sendas- já detêm 41%
das vendas do setor no país, de
cerca de R$ 55 bilhões em 98.
"A concentração está avançando muito rapidamente, o que dificulta as negociações para o lado
dos fornecedores." Em dezembro
do ano passado, as cinco maiores
redes participavam com cerca de
33,3% das vendas do setor. Em 97,
com 27,3%.
Para Daniela Bretthauer, analista de investimento do banco Santander, Carrefour e Pão de Açúcar
estão aproveitando as oportunidades para crescer, um movimento mundial.
Com as aquisições do Carrefour, segundo ela, quem mais pode perder é o Sendas, o líder em
vendas no mercado carioca, com
faturamento anual de R$ 1,9 bilhão. "O Pão de Açúcar está muito
concentrado em São Paulo. Vamos ver se com a associação com
o Casino o grupo também vai para outros Estados", diz Daniela.
Consultores e analistas de investimento especializados em varejo acreditam que a disputa entre
Carrefour e Pão de Açúcar continua. Na mira estão as redes que
faturam mais de R$ 200 milhões
por ano, como Sendas, Záffari, G.
Barbosa, Angeloni, ABC, Vitória e
Irmãos Bretas, entre outras.
Texto Anterior: Supermercados: Carrefour compra rival por US$ 16,8 bi Próximo Texto: Fazenda: Contribuinte ganha anistia de multa Índice
|