São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pós-graduação foca mercado ou meio acadêmico

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há vários tipos de pós-graduação (especialização, aperfeiçoamento, MBA, mestrado, doutorado), que são divididos como "lato sensu" e "stricto sensu". A primeira é mais conhecida como curso de especialização (mais de 360 horas/ aula) ou de aperfeiçoamento (menos de 360 horas/ aula).
O diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Marcos Campomar, explica que o MBA, na maioria das escolas, é um exemplo de curso de especialização, geralmente voltado para administradores.
Já os programas de especialização de outras áreas recebem os mais variados nomes.
O dentista Vicente Infante, 41, optou por um curso de cirurgia e traumatologia da Universidade Metodista. "Por falta do título, alguns hospitais não aceitavam convênios [com planos de saúde]", explica.
A seleção da pós "lato sensu" geralmente compreende análise de currículo e entrevista.
Já os cursos de mestrado e de doutorado formam o tipo "stricto sensu", ou seja, são voltados para a carreira acadêmica (professores e pesquisadores). Para ingressar nesse circuito, é necessário fazer uma prova escrita, saber idioma estrangeiro, passar por análise de currículo e entrevista e apresentar projeto de pesquisa.
"Mestrados e doutorados são para aprofundar um assunto", diz Marilene Vieira, coordenadora-geral de programas da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação).


Texto Anterior:

GUIA PÓS-GRADUAÇÃO E MBA
Muito além do diploma


Motivos para pós: Diploma traz benefícios para quem sabe o que aprender

Próximo Texto: Atualização: Volta à escola "desenferruja" e ajuda a revigorar o currículo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.