UOL


São Paulo, domingo, 02 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIVERSIDADE LTDA.

Cursos não têm reconhecimento do MEC

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As universidades corporativas não são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo o ministério, "não há informações detalhadas sobre essas universidades e não existe fiscalização específica para tais cursos".
Por serem projetos internos das empresas, as instituições não sofrem fiscalização ou controle periódico por parte do ministério. Isso significa que as universidades corporativas não podem certificar os seus alunos, a não ser em cursos que contam com a parceria de instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Murillo Cesar de Mello Brandão, gerente da universidade da Petrobras, comprova: "Os cursos ministrados exclusivamente pela nossa empresa não são avaliados ou fiscalizados pelo ministério".
Todos os certificados que a universidade corporativa da estatal concede a seus alunos são oferecidos por meio das suas parcerias com universidades federais em alguns Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Já o BankBoston conta com uma parceria de dois anos com a Universidade Columbia, dos Estados Unidos, para que seus alunos façam MBA na instituição e por ela sejam certificados.
Outro exemplo entre as financeiras é o do Citibank. O banco norte-americano investiu US$ 1 milhão na estrutura da sua unidade corporativa, que foi inaugurada em agosto do ano passado.
Para obter certificação válida, o Citibank mantém parcerias com universidades e instituições de ensino como a Eaesp-FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas), o Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e a Fundação Dom Cabral.


Texto Anterior: Estatais também têm "corporativas"
Próximo Texto: Escola "de verdade" mantém o crédito
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.