UOL


São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritórios se espalham e mudam perfil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O aumento da competitividade no mercado jurídico faz as sociedades de advogados crescerem em número -em média, surgem no Estado cerca de 70 sociedades por mês, segundo a OAB-SP- e em tamanho, ganhando perfil empresarial, com departamentos de marketing, recursos humanos, gestão financeira e qualidade.
Em grandes e médios escritórios, ocorre movimento para formar os chamados "escritórios horizontais": novos sócios, com diferentes especializações, são agregados para que a sociedade possa atender causas de um maior número de ramos do direito.
Nos pequenos, advogados se reúnem para dividir clientes e contas. Ricardo Gaertner, 27, que era advogado contratado, resolveu abrir uma sociedade com um colega quando se deu conta de que dez horas de seu trabalho rendiam ao seu empregador valor equivalente ao seu salário mensal.
"No mercado de direito, a mais-valia é muito grande. Abrir escritório é difícil, é um período complicado. O importante é planejar."
Segundo o consultor de comunicação jurídica Rodrigo Bertozzi, os médios escritórios -alguns até com certificação ISO 9001- têm chances de prestar um serviço personalizado e podem tomar clientes dos grandes. "A tendência é ser melhor, não maior."
Com o novo perfil, os escritórios têm procurado profissionais com a chamada postura proativa: não têm todas as respostas, mas sabem encontrá-las. Conhecimentos de áreas como economia e administração são valorizados. "Quem sabe administração tem um "upgrade'", afirma Orlando Giacomo Filho, 63, presidente da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB-SP.
A advogada Adriana Stamato, 30, que trabalha como consultora em direito tributário no Amaro, Stuber e Advogados Associados, conta que cursou administração e que chegou a trabalhar como administradora. "Aprendi a me colocar no lugar do cliente, discutir menos e ir logo para a prática. Em negócios, não há tempo para enrolação", avalia ela.



Texto Anterior: Ameaça a juízes faz candidato repensar opção
Próximo Texto: Carreira atrai escolas como a FGV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.