São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUIA ANTIDEMISSÃO

Transforme iniciativa em "escudo"

Greg Sallibian/Folha Imagem
Orlando Azevedo Júnior conta que conseguiu dicas em anúncios


da Reportagem Local

Para se garantir contra uma possível demissão, há uma solução certeira, segundo consultores e profissionais entrevistados pela Folha: seja um funcionário "pró-ativo", ou seja, vá atrás das informações antes que elas cheguem até você em forma de uma exigência da chefia.
Atualize-se constantemente, faça cursos ligados à área de atuação, saiba o que acontece na empresa, busque respostas para problemas que possam surgir e tenha flexibilidade de atuação.
Essas características acabam funcionando como um tipo de escudo antidemissão.
Mas o que fazer quando as coisas parecem não estar dando muito certo dentro da empresa?
Na opinião de Lírio Cipriani, 53, diretor de recursos humanos da Avon, a melhor alternativa ainda é conversar sobre o assunto. "Recuperar um bom funcionário que está apresentando rendimento abaixo do esperado é melhor que recomeçar um processo de treinamento do zero."
Segundo ele, a troca de idéias entre a empresa e o funcionário é o único caminho viável para conseguir agir da maneira mais democrática possível.
Na opinião de Lizete Araújo, 40, vice-presidente do Grupo Catho, a auto-avaliação também é um bom caminho para evitar surpresas desagradáveis.
Ela diz que é importante o funcionário estar atento às suas habilidades e deficiências pessoais. Além disso, é preciso procurar um canal de abertura dentro da empresa para falar sobre suas dificuldades e propor mudanças.
"Muitos têm medo de dizer não e acabam se comprometendo a cumprir metas que não conseguem realizar, expondo-se sem necessidade", explica Lizete.
Paulo Pereira, 45, diretor da Eventos Recursos Humanos, diz que um aspecto importante é o profissional saber se posicionar em todos os tipos de situação.
Na opinião dele, é imprescindível que o executivo participe das mudanças da empresa e ofereça alternativas e soluções, inclusive quando o problema é ele próprio.


Texto Anterior: Guia antidemissão
Próximo Texto: Remanejamento de área salva emprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.