São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORMAÇÃO ALTERNATIVA
Técnicas buscam revelar potencial das equipes
Rali e caratê simulam desafios no trabalho

da Reportagem Local

Treinamentos e cursos interativos podem ser uma oportunidade para revelar características pessoais e descobrir talentos.
Às vezes, aquele funcionário calado, que parece tímido nas iniciativas dentro da empresa, acaba mostrando um novo perfil.
Keli Adriana Matheus, 28, agente de recursos humanos da Klaas Schoenmarker, empresa do setor agrícola, concorda.
Na companhia há apenas dois meses, ela foi pega de surpresa e acabou participando, com mais 17 executivos, de um rali.
Keli diz que desatolar jipes e fazer consertos mecânicos exigiu participação, criatividade e desempenho. "Quando menos se espera, a pessoa mais fechada acaba liderando uma ação."
José Dirceu Gomes, 42, gerente de produção da Sandvik (da área de metalurgia), fez parte de um treinamento comportamental intensivo por dez dias com 99 pessoas de empresas diferentes.
Ele diz que enfrentou simulações de problemas muito comuns nas empresas, como intrigas entre colegas de trabalho. "Voltei totalmente diferente."
Rodrigo Moura, 25, vice-presidente de recursos humanos da Computer Associates, participou do programa "Karate Empresarial", que utiliza técnicas de artes marciais para desenvolver o autoconhecimento e o equilíbrio emocional nos profissionais.
Ele conta que, depois do treinamento, percebeu uma melhora na qualidade de vida.
"O objetivo é fazer com que os participantes descubram seu potencial", diz Luciana Dória, 35, sócia-diretora da Target Empresarial, que oferece o programa.


Texto Anterior: Sua carreira corre risco
Próximo Texto: Sua carreira: Primeiros trabalhos definem futuro na área de publicidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.