São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA CARREIRA

Primeiros trabalhos definem futuro na área de publicidade


Estágio e poder de argumentação são decisivos no setor, que paga salários de até R$ 30 mil para as "estrelas"


LIA REGINA ABBUD
da Reportagem Local

O estágio é decisivo na carreira publicitária. Serve para conhecer as áreas de uma agência, definir em qual delas você se encaixa melhor, montar um bom porta-fólio (pasta com os melhores trabalhos), conhecer a rotina da profissão e fazer contatos.
Essa é uma das principais dicas para quem pretende lidar com propaganda e publicidade, tema desta semana na série de reportagens especiais da seção Sua Carreira dirigidas a áreas específicas.
A busca pelo estágio de publicidade pode ser trabalhosa. Primeiro porque as vagas, nas melhores agências, especialmente na área de criação, são muito disputadas. Por isso há estágios que duram só um mês e há outros que nem são remunerados.
Para Carlos Coelho, 42, diretor de criação da Leo Burnett, a troca é justa. "O estagiário dá o sangue e ganha o conhecimento. E as oportunidades aparecem."
Quando se fala em publicidade, muitos a associam à área de criação e seus estereótipos: jovens que recebem altos salários para ficar à espera de boas idéias.
Primeiro engano: também existem outras áreas em publicidade (veja quadro com opções nesta página).
Segundo engano: ninguém fica esperando a boa idéia aparecer. O trabalho nas agências geralmente é muito dinâmico e exige afinidade entre todos os setores.
Quanto aos salários, é possível até dizer que publicidade pode ser uma carreira rentável. "O tempo para se chegar à glória é variável, mas é possível se dar bem muito cedo. Depende dos "gols" marcados. O salário, em agências, pode variar de R$ 1.000 a R$ 30 mil", afirma Coelho.
Segundo os profissionais da área, para fazer propaganda nos dias de hoje é necessário ter visão estratégica (ou seja, entender as necessidades do cliente e, a partir daí, traçar as metas) e saber argumentar para convencer os clientes e conquistar o consumidor final.


Texto Anterior: Foramação alternativa: Rali e caratê simulam desafios no trabalho
Próximo Texto: Aperfeiçoamento conta pontos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.