São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA CARREIRA

Bom humor ajuda a gerenciar funcionários

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um executivo bem-humorado tem mais entusiasmo para alcançar suas metas e é mais versátil em momentos de crise e de instabilidade do que um profissional que vive de mal com a vida, segundo especialistas. E o melhor: acabou a época em que, para ser respeitado, o chefe tinha de ostentar uma expressão carrancuda.
"O bom humor é saudável em qualquer ocasião da vida, seja ela profissional ou pessoal", afirma a vice-presidente da ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Açucena Calixto Bonanato.
Segundo ela, a vantagem que um líder bem humorado leva em relação a outro mais sisudo é que o primeiro consegue manter o ambiente de trabalho harmonioso. "Com bom humor, as pessoas ficam mais dispostas e criativas. Por isso tendem a atingir as metas com mais facilidade, obtendo melhores resultados."

Trabalho em grupo
De acordo com o presidente da SBPN (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística), Gilberto Cury, ser bem-humorado no ambiente de trabalho é fundamental para quem gerencia pessoas, porque isso favorece o trabalho da equipe. "Quem trabalha de mau humor tem menos capacidade de criar. Pessoas mais felizes ficam mais dispostas."
Segundo o ator Raul Orofino, que trabalha em empresas apresentando a peça "Mário, Teu Humor Tá no Armário", o bom humor ajuda a lidar melhor com situações de crise, a fortalecer o potencial da equipe, a focar os objetivos e a cumprir os prazos.
Bonanato é categórica ao afirmar que as pessoas se sentem melhor em um ambiente no qual o líder sorri para elas e as trata com respeito. Segundo ela, o líder pode manter o bom humor no escritório apenas com o semblante positivo e sendo cordial com os funcionários (veja quadro ao lado).
Essa é a filosofia de empresas como a Credicard, afirma a superintendente de recursos humanos da empresa, Shirley Acioly. "É fundamental que o líder seja bem-humorado porque suas atitudes têm impacto direto no desempenho da equipe", diz Acioly.
O modo de demonstrar bom humor é muito pessoal. O importante é nunca ultrapassar os limites do bom senso, alerta Bonanato. Ou seja: se você optar por contar uma piada, nunca escolha uma preconceituosa ou que zombe de alguém.



Texto Anterior: Verão abre mais chances em acampamentos
Próximo Texto: Brincadeira pode atrapalhar em eventos formais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.