UOL


São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRADUZINDO

Aprendizado deve começar o quanto antes

ALCIDES AMARAL
ex-presidente do Citibank do Brasil

O comando de uma segunda língua -em especial, o inglês- é fundamental nos dias de hoje para que possamos conquistar alguma posição de destaque na nossa vida profissional.
Alguns podem dizer que o Lula chegou a presidente sem conhecer o idioma, mas, sempre que é preciso, ele emprega intérpretes. Como não são todos os brasileiros que podem contar com isso, o melhor é aprender.
Hoje, depois de muito estudo, sou fluente na língua do Tio Sam, mas não foi fácil, pois comecei tarde, seguindo roteiro que hoje não recomendo. Além de começar tarde a me preocupar com o inglês -na realidade, gostava do francês na minha juventude-, fiz aulas com professores brasileiros.
Aprendi a língua, era capaz de me comunicar bem com o professor, mas, na minha primeira viagem internacional, senti o drama. O sotaque e o dia-a-dia do povo americano mostraram-me que a língua falada em Nova York era muito diferente daquele inglês que eu conhecia.
Uma importante lição, pois: aprender inglês, quando adulto, com um professor de origem americana é meio caminho andado.
O ideal, entretanto, é começar o aprendizado da língua logo cedo. Foi isso o que minha mulher e eu fizemos com nossos quatro filhos: aulas de inglês mes- mo a contragosto da garotada. Hoje, possuem o comando da língua.


Texto Anterior: Conversação
Próximo Texto: Ensino a distância: Internet e telefone ganham dimensão de uma sala de aula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.