UOL


São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALUNOS AUTODIDATAS

Estudo por conta própria é "movido a paixão'

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os autodidatas são, por natureza, estrategistas, segundo os especialistas. São pessoas que conseguem desenvolver formas de associação entre o conhecimento prévio e o novo, o que facilita as atividades nas quais se engajam.
"As vantagens da utilização dessas estratégias podem ser visíveis tanto na leitura em língua materna como em outros idiomas", afirma Maximina Freire, presidente da Alab (Associação de Linguística Aplicada do Brasil).
Para Vilson Leffa, professor de linguística aplicada na Universidade Católica de Pelotas (RS), no entanto, o autodidata, rigorosamente falando, não existe.
"Ninguém aprende uma língua sozinho. Só aprendemos por intermediação dos outros, às vezes representados por instrumentos e artefatos culturais, como o gravador, o livro, a televisão, o computador e outros", diz. "O autodidata é movido a paixão, com grande força de vontade e persistência para superar os inúmeros obstáculos que encontra", completa.

"Na raça"
O apresentador de TV César Filho, 37, enquadra-se nessa categoria. Ele conta que aprendeu inglês "na raça", aos 17 anos. "Comecei muito cedo a trabalhar no rádio e queria saber o que significavam os títulos das músicas", lembra.
Com o tempo, ele foi se interessando também pelas letras das canções e logo já ia a todo lugar com um dicionário sob o braço.
"Nessa fase, eu pedia ajuda para o Serginho Groisman, que era o redator. Depois, segui aprendendo com filmes e nas viagens que eu fiz", conta. Segundo ele, o interesse foi primordial para o aprendizado. "Passei a traduzir tudo o que aparecia, até manual de aparelho eletrônico." (RGV)


Texto Anterior: Curso instrumental: Alunos fisgam a mensagem com a ajuda das entrelinhas
Próximo Texto: Traduzindo: Aprendizado tem sempre a dose de esforço solitário
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.