UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor cria "doses de aprendizado"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Diferentemente do que aconteceu no surgimento do "e-learning" nos anos 90, quando as novas tecnologias eram as estrelas do mercado, o segmento que mais progride na área hoje é o de criação de conteúdo. "As empresas já estão falando de desenvolvimento de conteúdo sob medida", afirma Francisco Soeltl, presidente da empresa MicroPower.
Na área de tecnologia, o destaque é a teleconferência (áudio e videoconferência através da internet). É o caso do Symposium e do CentraOne (programas de comunicação a distância em tempo real da empresa americana Centra), com os quais é possível organizar conferências com a participação de pessoas localizadas em vários cantos do mundo. "Num futuro próximo, o "e-learning" crescerá e se consolidará como aconteceu com o e-mail", projeta.
A Sankyo Pharma Brasil está implantando outra novidade: o Giimii (Gestão de Informação Imediata de Mercado Interativo sobre Internet). Com um computador de mão, os representantes recebem, momentos antes, informações sobre o produto que vão vender nos consultórios médicos.
"O profissional chega ao cliente com muito mais informação, mais bem preparado", explica o presidente da empresa, Martin Nelzow. O método usa "frações de conteúdo" (doses de informação e treinamento para força de venda). Outro ponto forte do sistema, diz ele, é poder enviar "doses de aprendizado", todos os dias, para os funcionários. "Podemos atualizá-los com frequência diária ou semanal. É um treinamento dinâmico", afirma. As reuniões ao vivo, conta, continuam existindo. "Mas, se eram cinco, passaram a ser três. E a papelada virou um computador de bolso."

Texto Anterior: Pesquisa ajuda a detectar cursos com conteúdo
Próximo Texto: Método busca ser arma antiexclusão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.