UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Match" alto nem sempre é melhor

DA REDAÇÃO

Em alguns planos de previdência, o empregador oferece um "match" ao empregado. Isso quer dizer que haverá uma contrapartida para cada investimento do funcionário no fundo privado.
Os tipos mais comuns de "match" no mercado são os de "1 para 1" e os de "2 para 1". O primeiro quer dizer que a companhia deposita exatamente a mesma quantia mensal que o funcionário no plano escolhido.
No segundo caso, a empresa desembolsa duas vezes o valor da contribuição do empregado.
Nem sempre a maior contrapartida caracteriza o melhor plano, contudo. Geralmente, firmas que oferecem altos investimentos tendem a criar regras rígidas para permitir que o funcionário coloque as mãos no montante por ela acumulado, liberando o dinheiro apenas após muitos anos de trabalho contínuo ou só para quem se aposentar dentro da firma.
Nesses casos, um "match" menor, de "1/2 para 1", por exemplo, mas que facilite o resgate do montante, torna-se mais interessante para o empregado que não pretender ficar muito tempo atuando na mesma organização.


Texto Anterior: Diferenças entre opções são grandes
Próximo Texto: Previdência no topo: Aposentadoria pesa na escolha do trabalho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.