São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Estudo faz alerta para reações adversas em idosos

Uma pesquisa realizada com idosos internados em um hospital público da Grande São Paulo revelou que 61,8% deles apresentaram reações adversas a medicamentos e, para 11,3% dos pacientes analisados, a reação constituiu a própria causa da internação. As informações são da tese de doutorado da geriatra Maria Cristina Guerra Passarelli, defendida na Faculdade de Medicina da USP em agosto deste ano.
O objetivo do estudo foi avaliar a prevalência de reações adversas a medicamentos em uma população idosa hospitalizada, descrever as reações mais comuns e os principais medicamentos envolvidos e determinar os fatores de risco implicados no aparecimento de tais reações.
Consultora de farmacovigilância da Opas (Organização Panamericana de Saúde) para o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Passarelli avaliou 186 idosos admitidos no Centro Hospitalar de Santo André, com idade média de 73 anos.

INTERNAÇÃO
Outro dado alarmante, revelado pela pesquisa da geriatra Maria Cristina Guerra Passarelli, foi o tempo de duração das internações hospitalares, que aumentou significativamente nos idosos que sofreram reações adversas (19,99 dias, em média) em relação aos demais idosos (10,41 dias, em média)

RISO QUE CURA
De 6 a 11 de setembro, o grupo Doutores da Alegria (foto) apresenta o evento "Que Palhaçada É Essa?!", no Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. 0/xx/11/5080-3000), em São Paulo. A programação inclui espetáculos, palestras e uma exposição de fotos. Fundada em 1991, a instituição sem fins lucrativos está fixada em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) e conta com 35 atores profissionais, especializados na arte do palhaço, treinados para atuar com o público dos hospitais.

NOVO APARELHO AUDITIVO
Durante o 4º Congresso de Otorrinolaringologia da USP, o fabricante de aparelhos auditivos Starkey Laboratories lançou um instrumento que promete facilitar o acesso de deficientes auditivos ao uso de celulares. O novo aparelho dispõe de uma tecnologia de conexão sem fio que permite a comunicação entre aparelhos eletrônicos, como celulares, palmtops e computadores.

VOLUNTÁRIOS
A Liga de Hipertensão do Hospital das Clínicas da USP procura mulheres entre 45 e 60 anos, sem problemas de saúde e que tenham realizado cirurgia para retirada de útero, para pesquisa que inclui prática de exercícios físicos. As selecionadas terão acompanhamento médico por um ano. Mais informações pelo tel. 0/xx/11/3069-7686.

VOLUNTÁRIOS 2
A Clínica Halitus está selecionando voluntários portadores de amidalite caseosa (que tem formação de placas bacterianas) para participar de uma pesquisa sobre mau hálito que será coordenada e orientada por Olinda Tárzia, doutora em bioquímica pela USP. Mais informações pelos tel. 0/xx/11/5575-2192.

FALTA DE SANGUE
O estoque de sangue do Hemocentro do Hospital São Paulo está 40% menor em relação ao mês passado. Quem quiser doar entre em contato pelos tels. 0/xx/11/ 5539-7289.

DIVERSÃO E CULTURA
Começa hoje (1º/9) o Festival de Lazer e Cultura para a Terceira Idade, com atividades físicas gratuitas em 50 unidades do Sesi-SP. Mais informações pelo tel. 0/xx/11/ 3146-7715.

LEITURA SALUTAR
A série de livros Vida Saudável, da editora Publifolha, tem novos volumes: "Ervas Medicinais" (128 págs., R$ 17,90), de Andrew Chevallier, sobre fitoterápicos; e "Super Nutrientes" (128 págs., R$ 17,90), da nutricionista Lyndel Costain, com uma relação de alimentos úteis para várias doenças.

GUERRA DOS SEXOS
Segundo estudo feito por psicólogos britânicos, os homens são mais inteligentes do que as mulheres. A pesquisa, que será publicada neste ano no "British Journal of Psychology", afirma que os homens ficam, em média, cinco pontos à frente das mulheres em testes de Q.I.

GUERRA DOS SEXOS 2
Co-autora do livro "Best Friends" (Random House), a psicóloga social Terri Apter, da Universidade Cambridge, defende que as mulheres tiram mais proveito da amizade do que os homens. Mais: a amizade entre elas promove a saúde e a longevidade.

DIVERSÃO E CULTURA
Começa hoje (1º/9) o Festival de Lazer e Cultura para a Terceira Idade, com atividades físicas gratuitas em 50 unidades do Sesi-SP. Mais informações pelo tel. 0/xx/11/3146-7715.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o álcool está ligado a 43% das mortes no trânsito na capital


Texto Anterior: Entrevista: Fisioterapia homeopática
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Crianças pequenas e autoridade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.