São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ingrediente

Festinha de criança pode ser nutritiva?

Luanda Nera
free-lance para a Folha

É difícil resistir, mas a resposta é sim. Até os adultos mais disciplinados abrem uma exceção na dieta quando participam de uma festa de criança. Brigadeiros, balas, salgadinhos, cachorro quente e refrigerante são alguns dos principais símbolos das festas infantis, das mais simples às mais luxuosas. As crianças já sabem o que vão comer quando chegam num buffet ou na casa do amigo da escola. E os pais também já têm o cardápio pronto para a próxima comemoração.
Criatividade e bom senso, segundo nutricionistas, podem transformar uma festinha de aniversário numa ótima oportunidade para educar o comportamento alimentar das crianças. "É possível produzir um cardápio colorido, alegre, atraente e bastante saudável. Minha sugestão é substituir alguns ingredientes tradicionais e prejudiciais à saúde, como corantes artificiais, frituras e gorduras, por similares bem mais nutritivos. As crianças costumam depositar muitas expectativas quando sabem que vão participar de uma festa. E isso não vai acabar se a comida servida for mais equilibrada", analisa a nutricionista Suzana Bonumá, 28, do Hospital das Clínicas da USP.

BOM SENSO
Ser radical nunca é a melhor alternativa quando o assunto é a educação dos filhos. Isso vale também nos momentos de lazer e comemoração. Portanto, não é preciso eliminar o brigadeiro do próximo aniversário ou proibir qualquer alimento mais colorido. O segredo é o bom senso. "Os pais podem aproveitar alimentos que as crianças já gostam, mas que não sejam fritos nem tenham muita gordura. Exemplo disso é o pão de queijo e a esfiha. Também podem deixar o cachorro quente mais saudável, eliminando a batata palha e a maionese. Há muitos vegetais coloridos que podem ajudar no visual dos pratos e torná-los muito saudáveis", sugere Bonumá.
A nutricionista Cibele Crispim, 27, da RG Nutri Consultoria Nutricional, lembra que investir nos acessórios -pratos, copos, talheres, canudos e guardanapos- é também uma forma de chamar a atenção das crianças para um alimento que, isoladamente, não seja muito atraente aos olhos. "Um sanduíche natural, por exemplo, não precisa ter uma aparência sem graça. Ele pode ser embrulhado num papel celofane, como um bombom, deixando a mesa linda. Outra idéia é provocar a participação dos convidados na elaboração das comidas e bebidas. Um 'barman' brincando com a preparação de sucos, combinando frutas diferentes a pedido das crianças, pode ser uma grande atração da festa."


Texto Anterior: Crescer e aprender
Próximo Texto: Boas sugestões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.