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São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
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Fim do paradigma funcionário-fortaleza

"Pensar, sentir e querer." É com um notável entusiasmo que essas três palavras são ditas pela gerente financeira da seguradora Porto Seguro, Claudia Mattedi, 36. A executiva explica que elas representam a base de todos os treinamentos de funcionários realizados na empresa.
"Sempre há um primeiro momento de sensibilização, nunca o foco dos treinamentos é somente em um objetivo prático e material. Falamos de sentimentos e utilizamos como ferramentas a música, a escultura e a pintura, entre outras", diz.
Mattedi conta que sente na pele o resultado da abordagem antroposófica da empresa. "Se eu tiver algum problema pessoal que vai afetar meu dia-a-dia no trabalho, sei que vou poder contar com a compreensão da empresa." É possível falar sobre o assunto com a diretora, por exemplo, sem se sentir pouco profissional. "Essa visão acaba com o paradigma de que somos uma fortaleza."
E mais: o estímulo ao autoconhecimento faz com que o funcionário leve coisas boas da empresa para casa, e não apenas o oposto, como esperado, diz ela.


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