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São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
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Principais conceitos da espiritualidade corporativa

Inspiração e ciência
Os conhecimentos científicos são aliados aos conhecimentos da experiência diária de cada um. E a inspiração é o elemento que possibilita essa aproximação, pois é o sentimento que move o indivíduo a realizar as ações que deseja.

Criatividade e emoção
São a fonte da expressão individual. Quando a criatividade e a percepção dos sentimentos e das emoções são desenvolvidas, o conhecimento racional pode ser melhor apreendido. Não existe um ser humano que seja somente racional, e a emoção deve vir à tona para que as etapas seguintes sejam trabalhadas.

Saúde e bem-estar
A empresa deve oferecer recursos para que o funcionário mantenha sua saúde e seu bem-estar, pois, com o aspecto físico debilitado, ele não poderá desenvolver os aspectos emocional, intelectual e espiritual.

Liderança eficaz
Líderes que buscam formas adequadas de dialogar e uma maneira humanizada de se relacionar com os funcionários são fundamentais para que as mudanças ocorram.

Mudança organizacional
A mudança começa nos líderes. A partir do resultado das introspecções dos diretores e gerentes da empresa, suas crenças, suas atitudes e seus valores são transmitidos aos demais funcionários da corporação.

Responsabilidade social
É indispensável para que os funcionários percebam que seu papel (e o da empresa) como cidadãos ultrapassa os muros da corporação.

A verdadeira riqueza
É o resultado principal do processo de espiritualidade corporativa. Trata-se de harmonizar a riqueza e o valor materiais e financeiros com a riqueza e o valor não-materiais (social, ecológico e espiritual).


Fontes: Spirit in Business (www.spiritinbusiness.org) e consultores entrevistados.


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