São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Orientações sobre dieta e doenças
A Universidade São Judas, em São Paulo, oferece atendimento ambulatorial com o objetivo de orientar pacientes sobre como usar a dieta para tratar e prevenir doenças. As consultas são gratuitas e destinadas a pessoas com algum problema de saúde, como obesidade, hipertensão e diabetes, entre outros. Inscrições para triagem até 30/5, das 14h às 18h, pelo tel. 0/xx/11/2799-1844.

Hemonúcleo de Jaú precisa de sangue
O Hemonúcleo Regional de Jaú, no interior de São Paulo, solicita doações de sangue, principalmente do tipo O negativo. O local recebe diariamente mais de 30 colaboradores, mas necessita de pelo menos o dobro para atender à demanda de nove municípios da região. O hemonúcleo funciona no Hospital Amaral Carvalho, das 7h30 às 16h, de segunda a sexta. Na quarta-feira, o horário de atendimento é estendido até as 20h. Aos sábados, as doações podem ser feitas das 7h30 às 11h30. Mais informações pelo telefone 0/xx/14/3602-1355.

Campanha contra dores nas costas
Durante o mês de maio, o Instituto Patrícia Lacombe recebe mulheres de 30 a 45 anos para fazer um check-up a fim de prevenir dores na coluna. O instituto é especializado em ginástica holística, método que trabalha movimentos que diminuem o cansaço físico e mental, além de aumentar a vitalidade. Informações pelo telefone 0/xx/11/3057-1888.

Informações sobre alergias no HC
Hoje (7/5), Dia Nacional de Prevenção da Alergia, o Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promove atividades para chamar a atenção para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas, especialmente as respiratórias. Os médicos realizam testes para avaliar parte da função pulmonar, das 8h às 11h, no prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas (av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, São Paulo). Haverá ainda exibição de vídeo educativo e distribuição de material sobre asma e outras doenças.

Tratamento para bulimia
O Programa Transtornos Alimentares do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, está com inscrições abertas para o tratamento ambulatorial de homens de 18 a 30 anos com transtornos alimentares (anorexia e bulimia). Os candidatos devem ter disponibilidade para comparecer ao IPq uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h. As triagens podem ser agendadas pelo telefone 0/xx/11/3069-6975.

Paulistas desconhecem riscos para o coração

Os paulistas não conhecem bem todos os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão de uma pesquisa encomendada pela Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), que ouviu cerca de 2.000 pessoas. "O objetivo era saber até que ponto a população tem consciência dos fatores que aumentam as chances de adoecer", conta Álvaro Avezum, coordenador do estudo.
Para ter uma ideia, apenas 5% dos entrevistados acreditam que o diabetes pode elevar o risco de problemas cardiovasculares.
Segundo Avezum, 90% dos infartos são evitáveis. Basta modificar oito fatores de risco: colesterol, diabetes, obesidade abdominal, hipertensão, estresse e depressão, cigarro, atividade física e alimentação.


EFEITO CONHECIDO Entre os entrevistados, 97% acham que praticar exercícios três vezes por semana durante uma hora reduz o risco de ter doenças cardiovasculares


A população parece mais consciente da importância da atividade física e da alimentação: 97% acham que praticar exercícios três vezes por semana durante uma hora reduz o risco. E 92% concordam que o consumo regular de frutas, legumes e verduras previne doenças do coração. "O problema é que eles não colocam isso em prática", lamenta Avezum.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo -mas o paulista acredita que os acidentes de trânsito matem mais. Na percepção da população estudada, infarto e derrame empatariam em segundo lugar com a violência. "Se a pessoa não conhece exatamente a situação, tende a se cuidar menos", diz Avezum.
"A literatura está repleta de informações sobre isso, mas queríamos saber se elas estão disseminadas entre a população", completa.


Texto Anterior: Saúde afinada
Próximo Texto: Rosely Sayão: Intimidação e furto na escola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.