São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pão de milho e erva-doce

A tradicional receita da seção gastronômica do Equilíbrio, "Alecrim", traz hoje uma receita do Slow Food: o pão de milho, que leva o título de o legítimo pão brasileiro ou, pelo menos, o primeiro a ser inventado por aqui. À receita ancestral, foi acrescida a sofisticada erva-doce. É este pão que acompanhará o sofisticado "lardo dei Colonnata" no primeiro grande encontro dos adeptos brasileiros do slow food, previsto para o último dia 5, no Rio de Janeiro.

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo, 300 g de farinha de milho, 500 g de leite, 30 g de fermento fresco, 300 g de ovos, 130 g de açúcar, 30 g de sal, 150 g de manteiga, 5 g (ou 1 colher de sopa rasa) de sementes de erva-doce.

Modo de fazer:
Misture o fermento, a farinha de trigo, a farinha de milho e o leite até formar uma massa homogênea. Bata manualmente os ovos, o açúcar e o sal. Acrescente tudo à massa e sove bastante, até ela ficar solta. Acrescente a manteiga e a erva-doce e deixe na geladeira por 24 horas. No dia seguinte, faça bolinhas com a massa e coloque-as na assadeira. Deixe a assadeira descansando em local sem corrente de vento até o pão dobrar de volume. Em forno pré-aquecido a 200C, deixe assar por 15 min. a 18 min. Receita de Clecia Casagrande.


Texto Anterior: Júri brasileiro monta sua arca
Próximo Texto: Menu do Convivium Brasile
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.