São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

USP sediará evento sobre ambiente

A partir de domingo (11/9), o campus da USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, abrirá espaço para uma ampla discussão sobre desenvolvimento sustentável, Protocolo de Kyoto e outras questões ambientais. Palestras, mesas-redondas, apresentações artísticas, mostra de vídeos, exposições e feiras de artesanato sustentável e de livros estão entre as atividades programadas -todas gratuitas.
Entre os palestrantes, está o geógrafo Aziz Ab'Saber, que participará de uma mesa-redonda no último dia do evento (16/9). Nas oficinas, o público poderá aprender a construir hortas urbanas, aproveitar sucata e produzir composto orgânico em casa ou na escola. Uma oca será especialmente construída por índios xavantes para abrigar um espaço para diálogos. A abertura do evento será com uma corrida de toras na avenida 23 de Maio, que terá participantes de duas tribos indígenas. As atividades ocorrerão das 9h às 21h. Informações no site: www.cepa.usp.br.

FEIRA
Cestarias, bijuterias, objetos de decoração e outros produtos ecologicamente responsáveis serão comercializados durante a Semana do Meio Ambiente. Os expositores poderão ser encontrados na tenda da Feira de Artesanato Sustentável e Economia Solidária, no campus da USP

OSTEOPOROSE
Exercícios físicos na água não são os mais indicados para mulheres com osteoporose na pós-menopausa. O alerta é da fisioterapeuta Sylvia Henriques, que comprovou, em sua tese de doutorado na Unicamp, os benefícios que atividades físicas preventivas podem trazer para essas mulheres. Segundo ela, os melhores exercícios para esse público são os que trabalham com peso e impacto, como caminhada e musculação, desde que supervisionados por um profissional adequado.

DANÇATERAPIA
"Depois da Queda... Dançaterapia" (104 págs., R$ 22) é o nome do livro da argentina María Fux que a Summus Editorial lançou no Brasil. A coreógrafa desenvolveu uma metodologia para trabalhar com grupos heterogêneos -pessoas com síndrome de Down, deficiência auditiva e depressão, por exemplo-, motivando-os a interagir com o corpo por meio da dança.

LUZ SOBRE A EPILEPSIA
"Epilepsia Fora das Sombras" é o tema do ciclo de palestras que a Associação Brasileira de Epilepsia promove amanhã (9/9), das 9h às 18h, na Assembléia Legislativa de São Paulo (av. Pedro Álvares Cabral, 201). Inscrições gratuitas pelo tel. 0/xx/11/5549-3819 ou pelo site www.epilepsiabrasil.org.br.

TERCEIRA IDADE
Para comemorar seu primeiro ano de funcionamento, o Centro de Referência do Idoso (r. Formosa, 215, Vale do Anhangabaú, São Paulo) terá várias atividades gratuitas neste mês, como a Semana Municipal de Yóga (a partir de 12/9), palestras sobre nutrição, oficinas de memória e de dança afro. Informações: tel. 0/xx/11/3258-7450.

ÉTICA NA SAÚDE
A relação médico-paciente será discutida na palestra "A Consulta Médica: uma Prática em Crise?", no dia 14/9, às 19h30, no Centro Cultural Brasília (av. L2 Norte, quadra 601, bloco B, Brasília). Inscrições gratuitas: www.abrhdf.com.br.

NUTRIÇÃO FUNCIONAL
Dia 15/9, às 18h, nutricionistas clínicos funcionais darão palestra sobre alimentos funcionais na Fecomércio (r. Dr. Plínio Barreto, 285, São Paulo). Inscrições gratuitas pelo site: www.vponline.com.br/congresso.

CINEMA E DEFICIÊNCIA
Documentários como "Do Luto à Luta", de Evaldo Mocarzel, serão apresentados gratuitamente até o dia 18/9 no "Assim Vivemos: 2º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência", que ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. Informações pelo site www.assimvivemos.com.br.

DIABETES
Vão até 10/9 as inscrições gratuitas para o 8º Curso de Formação de Voluntários em Diabetes, organizado pela Associação de Diabetes Juvenil, em São Paulo. O curso é voltado para familiares de diabéticos e profissionais de saúde que queiram atuar como acolhedores de pessoas que tenham a doença. Inscrições: www.adj.org.br.

BEM-VIVER
O Hospital Santa Cruz abriu vagas para a segunda turma do Programa Bem-Viver, que busca ajudar o idoso a manter-se saudável e administrar as dificuldades do envelhecimento. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, nutricionista, psicólogo e instrutor de tai chi chuan, entre outros profissionais. Inscrições por R$ 30 mensais pelo tel. 0/xx/11/5080-2000 (ramal 2793).

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, de 22% a 38% dos homens têm descontrole na ejaculação em alguma fase da vida


Texto Anterior: Entrevista: Doutor felicidade
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Estudo do meio não é passeio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.