São Paulo, quinta-feira, 08 de dezembro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

SÍNDROME DE IMPACTO

"Há quatro anos, sinto dor no ombro e no cotovelo direitos. Um médico diagnosticou síndrome de impacto. Quando medicada com antiinflamatório e hidroginástica, houve pequena melhora. Uso pouco o computador e tenho como hobby o bordado. O médico me disse que não tem cura. Gostaria de ouvir outras opiniões."
Eunice Borges
Presidente Pudente, SP

Tarcísio Eloy Barros, ortopedista do Hospital Sírio-Libanês e professor de ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que essa síndrome é causada por microimpactos repetitivos. "A maior parte dos portadores se beneficia de um programa de reabilitação especializado, com exercícios para fortalecer a musculatura", afirma. Segundo ele, quem tem a doença deve evitar atividades que sobrecarreguem o ombro, como bordado, tricô e crochê. "Dependendo do caso, o procedimento cirúrgico pode ser indicado para alívio de sintomas", completa o médico.

CICLISMO E IMPOTÊNCIA

"Li uma reportagem publicada no jornal "The New York Times" sobre a polêmica de que homens que pedalam, em média, uma hora por dia podem ficar impotentes. Costumo pedalar entre uma e duas horas, quatro dias por semana, sempre usando selim com gel e bermuda apropriada. Tenho sentido dores no pênis e, embora adore pedalar, estou receoso."
Nelson White Peres
São Paulo, SP

Estudos apontam que pedalar por muitas horas provoca nos homens compressões neurológicas e vasculares sobre o períneo, o que complica a chegada de sangue ao pênis e provoca alterações de sensibilidade, podendo prejudicar a ereção.
"Para se prevenir, o melhor é usar selim de gel e bermuda de gel", diz Eric Roger Wroclawski, professor de urologia da Faculdade de Medicina do ABC. "Ficar em pé por alguns momentos durante a pedalada também ajuda", recomenda.


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Os ciclos que se sucedem e os ritos de passagem
Próximo Texto: Ingrediente: Vinagre é anti-séptico e antibiótico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.