São Paulo, quinta-feira, 09 de agosto de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Marca de fast food influencia até pré-escolares

Mesmo crianças muito pequenas são influenciadas pela força de uma grande marca de fast food. Foi o que mostrou um novo estudo da Universidade Stanford, nos EUA, publicado na revista "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine".
Os pesquisadores fizeram um teste de degustação com 63 crianças com idades entre três e cinco anos. Cada uma recebeu cinco pares de alimentos e foi questionada se eles tinham o mesmo sabor ou, se achasse que não, qual era mais gostoso. Os itens de cada par eram idênticos, mas um era colocado em embalagens da rede McDonald's e o outro, em pacotes com cor e estilo parecidos, mas sem nenhuma marca.
Em cerca de 60% dos casos, as crianças preferiram a comida na embalagem do McDonald's. Aproximadamente 22% escolheram alimentos dos pacotes sem marca e 18% disseram que eles tinham o mesmo sabor ou não conseguiram completar o experimento.
Em relação ao hambúrguer, 48% das crianças escolheram os da embalagem do McDonald's. No caso das batatas fritas, o índice chegou a 70%. Até cenouras e leite foram tidos como mais gostosos quando embalados com a marca da rede de fast food.
Para os pesquisadores, os estudos dão suporte aos esforços para banir ou regulamentar a propaganda de alimentos e bebidas ricos em calorias e pobres em nutrientes para crianças.

Palestra aborda alergias na pele
O que é dermatite atópica? Por que algumas substâncias causam irritações na pele? Como agir quando o bebê tem alergia à fralda? Essas e outras questões serão abordadas pela dermatologista Fátima Sumaia, hoje, na palestra "Alergias Que se Manifestam na Pele". O evento será realizado das 15h às 17h no auditório do shopping Interlagos (av. Interlagos, 2.233, São Paulo). A inscrição pode ser feita pelo tel.: 0/xx/11/3471-8861 ou no setor de atendimento ao cliente do shopping. Vagas limitadas.

Qualidade de vida do paciente com câncer
Será realizada amanhã (10/8), às 15h, a primeira palestra do ciclo promovido pelo portal Oncoguia, voltado para o paciente com câncer, em parceria com a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). O oncologista Christiano Quissak falará sobre qualidade de vida no tratamento da doença. Inscrições gratuitas pelo site www.oncoguia.com.br ou pelo e-mail oncoguia@onco guia.com.br. O endereço é r. Pamplona, 518, 3º andar, São Paulo.

Café ajuda mulheres a manter a memória
Além de combater a sonolência de manhã, uma xícara de café pode ajudar mulheres com mais de 65 anos a manter a memória visual e a recordar palavras com mais facilidade, segundo um estudo publicado na revista "Neurology". Aparentemente, o café retarda a deterioração dos neurônios. A bebida, porém, não obteve o mesmo efeito sobre a memória dos homens -o organismo masculino parece assimilar a cafeína de forma diferente.

Depressão pós-parto
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP está selecionando mulheres entre 18 e 35 anos que tenham dado à luz há no máximo seis meses e que apresentem sintomas de depressão pós-parto leve ou moderada para tratamento. As inscrições podem ser feitas pelo tel. 0/xx/11/3069-6525, das 13h às 17h.

"Bullying" ligado a distúrbios mentais
Um estudo publicado na revista "Pediatrics" mostra que o "bullying" (humilhação em ambiente escolar) pode gerar transtornos mentais tanto nas vítimas quanto em quem o pratica. Foram acompanhados 2.540 meninos (foto) aos oito anos e no início da vida adulta. Enquanto os que humilhavam os colegas na infância foram mais susceptíveis ao diagnóstico de personalidade anti-social depois de mais velhos, os que sofreram "bullying" tiveram alto risco de apresentar transtornos de ansiedade mais tarde.

Apoio às pessoas com Alzheimer
A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer) de São Paulo abriu seleção para interessados em participar de seu grupo de apoio a portadores da doença. O objetivo é oferecer atividades psicoeducacionais para pacientes nas fases inicial e intermediária do problema e dar treinamento aos cuidadores. Os encontros são às quintas-feiras, das 16h às 17h30. Interessados devem escrever para fabi.abrazsp@hotmail.com ou ir à igreja São João Bosco (r. Cerro Corá, 2.101, São Paulo), às 19h30, para se inscrever.

Teatro para bebês no Sesc Pinheiros
A companhia La Casa Incierta realizará no Sesc Pinheiros, em São Paulo, espetáculos específicos para crianças de zero a três anos. "A Geometria dos Sonhos" será apresentado amanhã, às 14h30 e às 15h30. No sábado e no domingo, a peça será encenada às 14h, às 15h30 e às 17h. Já "Pupila d'Água" ficará em cartaz na cidade nos dias 17, 18 e 19 deste mês, nos mesmos horários. O Sesc Pinheiros fica na rua Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11/3095-9400.


Texto Anterior: No ritual couvade, homens se recuperam do parto
Próximo Texto: Rosely Sayão: O que há nas mochilas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.