UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sagu "de mentira"

Sobremesa à moda antiga, o sagu era servido para os convalescentes, pois acreditava-se que restaurava a energia. Com vinho, adoçava as ceias de Natal que seguiam a tradição portuguesa. O que poucos sabem é que o sagu verdadeiro, feito com uma substância extraída de uma espécie de palmeira, é raro no Brasil. Aqui, o ingrediente é preparado com mandioca, como nesta receita.

Sagu de vinho com creme inglês

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Calorias (por porção): 423,9; carboidratos: 45,1 g; lipídeos: 20,8 g; proteínas: 5,6 g

Ingredientes (para seis porções)
Para o sagu: 1 e 1/2 xícara de vinho tinto seco; 1 e 1/2 xícara de água; 65 g de sagu de mandioca; 3/4 de xícara de açúcar; 1 pau de canela pequeno e 1 cravo-da-índia. Para o creme inglês: 6 gemas, 1/2 xícara de açúcar, 250 ml de leite, 250 ml de creme de leite fresco e 2 colheres (chá) de baunilha.

Como fazer
O sagu: numa tigela, coloque o vinho, a água e o sagu, deixando de molho por uma hora. Coloque a mistura em uma panela, junte o açúcar, a canela e o cravo e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o sagu ficar translúcido (cerca de 20 minutos). Depois de morno, distribua o sagu em taças. Quando esfriar, cubra as taças com filme plástico e ponha-as na geladeira. O creme inglês: coloque o leite e o creme numa panela e leve ao fogo baixo até quase ferver. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar. Junte metade da mistura de leite às gemas, batendo sem parar. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente-a ao leite restante na panela. Em fogo baixo, mexa sem parar até engrossar, sem deixar ferver. Junte a baunilha, apague o fogo, espere esfriar e coloque na geladeira. Montagem: cubra o sagu com o creme inglês e sirva gelado. Receita do restaurante Lycra.


Texto Anterior: Atitudes recomendáveis
Próximo Texto: foco nela: ONG importa aparelho inédito para deficiente
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.