São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIMENTAÇÃO

Não valem por um bifinho

Ração humana, shakes e sopas de pacote podem ajudar na dieta, mas não devem substituir refeições


[...] SEGUNDO ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO, UM PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL DEVE INCLUIR UM PROCESSO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ASSOCIADO A EXERCÍCIOS FÍSICOS

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Amplamente disseminada entre jovens e adultos, a nova moda para emagrecer é uma dieta conhecida como ração humana -uma mistura feita com vários alimentos, entre eles cereais integrais.
Especialistas em nutrição advertem, porém, que, apesar de promover o emagrecimento a curto prazo, a ração não deve substituir refeições nem ser usada como método para perder peso com saúde.
O mesmo vale para produtos como shakes e sopas em pó, também muito consumidos como substitutos de refeições.
"Todas as dietas da moda têm o mesmo objetivo. Elas até fazem a pessoa emagrecer mais rápido, mas ninguém consegue mantê-las por muito tempo. Muitos desistem no meio e voltam a ganhar peso. Além disso, a médio prazo, a pessoa pode ter problemas por causa do deficit nutricional", diz Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração.
Magnoni acrescenta, ainda, que, apesar de normalmente ser ingerida com um complemento (como iogurte, sucos, frutas ou leite), ela é pobre em proteína. "A pessoa emagrece porque a ração tem pouco sódio e pouco carboidrato, mas ela nunca deve substituir uma refeição saudável e equilibrada."
Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), de tempos em tempos surgem dietas populares que prometem "fazer milagres" na perda de peso.
"Todo mundo quer encontrar a dieta, a cirurgia e a atividade física mágicas. Mas não é fácil perder peso com saúde. Só consegue emagrecer e continuar magro quem muda hábitos alimentares e pratica exercícios físicos", diz Ribas Filho.
Quem usa a ração para emagrecer normalmente ingere cerca de 20 g (ou duas colheres das de sopa) do produto por dia, que pode ser adicionado a sucos, vitaminas, iogurtes, salada de frutas ou até mesmo água.
De maneira geral, os especialistas consultados pela Folha dizem que a composição da ração humana é saudável, mas que ela nunca deve substituir uma refeição -apenas ser aliada de uma dieta equilibrada.
"A ração humana tem ingredientes importantes e até funciona como emagrecedor, mas o efeito é temporário. Também não é recomendada como dieta por nutricionistas. Pode ser usada uma vez na semana para substituir uma refeição, mas não deve ser a regra", diz Mariana Del Bosco, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).
O roteirista Rogério Mestriner, 28, foi adepto da ração humana, mas agora decidiu dar um tempo para o organismo. "Todos os dias eu tomava duas colheres de ração misturada com um copo de água no lugar do café da manhã e também substituía o jantar pela ração, mas misturava com iogurte para me satisfazer mais", diz.
Para se policiar, comia amêndoas, castanhas ou damascos a cada três horas. Depois de um mês, perdeu 3,5 quilos, mas decidiu dar um tempo na dieta. "O sabor é muito ruim. Tem que ter uma força de vontade incrível", disse.

Shakes e sopas
Outros exemplos de dietas problemáticas são sopas e shakes. "Os shakes podem ter mais proteínas dependendo da marca. Só que não são nutricionalmente completos. Alguns têm poucas fibras, outros pouca proteína. Ao longo do tempo, as pessoas sofrem com o "efeito sanfona" [engorda e emagrece]", diz Magnoni.
Sopas em pó, vendidas em embalagens individuais, também não servem como refeição. "São ricas em sódio e pobres em proteínas, o que pode provocar danos à saúde, e não saciam. O resultado é o mesmo das outras dietas promissoras", afirma ele.
Segundo os especialistas, a dieta saudável depende de uma alimentação com cerca de 60% de carboidratos, de 25% a 30% de gordura, de 15% a 20% de proteínas, além de vitaminas, fibras e sais minerais.
"Quer quer emagrecer com saúde deve investir em um processo de reeducação alimentar. E, para isso, essas dietas não funcionam", conclui Del Bosco.


Texto Anterior: Dermatologia: Pele em perigo
Próximo Texto: Faça a ração humana em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.