UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produto, criado por "enxaquecoso", esfria a cabeça e escurece o ambiente

Capacete alivia enxaqueca

Divulgação
O Migracap em uso; o produto garante compressas geladas e bloqueia a luz


GABRIELA SCHEINBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Foi durante uma crise de enxaqueca que o inglês Hywel Edwards, 28, teve a melhor idéia de sua vida. Ele criou um tipo de gorro que bloqueia a luz e que possui compressas geladas em pontos estratégicos da cabeça. O produto, chamado de Migracap, é a nova sensação européia. Já recebeu o aval de uma das maiores ONGs da região, a Associação Inglesa de Ação contra Enxaqueca, que têm mais de 17 mil membros. E o mais curioso é que Edwards é o próprio garoto-propaganda.
Para começar, ele teve a idéia baseando-se na própria experiência. Edwards sofre do problema desde os quatro anos de idade, o que, segundo ele, afetou muito a sua infância e a sua educação. "Eu tinha dores pelo menos três ou quatro vezes ao mês. Perdi muitos dias de aula por causa das enxaquecas. Não conseguia ir a festas ou participar de atividades escolares, pois sempre me sentia mal", contou ele por e-mail ao Equilíbrio.
Após participar, sem sucesso, de vários estudos científicos com novos medicamentos, Edwards concluiu que estava fadado a sofrer pelo resto da vida. Mas, ainda segundo o garoto-propaganda, a sua invenção freou esse destino fatídico.
Edwards trabalha em construções como pedreiro. Sem embasamento científico nenhum, ele decidiu pedir ajuda a especialistas, o que provou ser uma boa idéia. Primeiro, procurou alguém que pudesse ajudá-lo a desenvolver um gel capaz de manter as compressas geladas e que lhe informasse quais os pontos específicos onde deveriam ser colocadas. Em seguida, procurou uma tecelagem, que lhe indicou o melhor tecido para bloquear a luz e manter as compressas nos locais corretos.
Após três anos de desenvolvimento e estudo, ele criou o Migracap. "O produto me tornou uma pessoa normal. Tenho dois na minha geladeira, prontos para serem usados assim que a dor atacar", garante o inventor.
Os especialistas afirmam que o produto pode aliviar a dor em algumas pessoas, mas que dificilmente ele irá curar a enxaqueca. Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, especialista em enxaqueca, a melhor forma de tratar o problema ainda é com o uso de medicamentos. No entanto ele reconhece que tanto as compressas geladas como ficar na escuridão são fatores conhecidos por aliviar a dor. Ou seja: o Migracap pode ser um aliado na hora da crise. "O alívio nunca será total. Ajuda, no máximo, 10%", afirma o neurologista.
Seja como for, Edwards garante que o produto o tornou uma pessoa mais feliz, não só fisicamente, mas financeiramente também. "Para alguém que sempre era demitido porque faltava frequentemente no trabalho por causa das dores, ter um negócio próprio e, ainda por cima, viver melhor por não ter tanta dor de cabeça é uma grande vitória", diz.
O produto não é comercializado no Brasil. Mas os interessados podem adquiri-lo pela internet. Mais informações sobre o produto podem ser obtidas no site www.migracap.com.


Texto Anterior: Da cuba libre ao crack
Próximo Texto: Coma fora de casa de forma saudável
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.