São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Balas para alérgicos

"Minha filha de 7 anos não pode comer nada que tenha corantes ou conservantes. Estou enfrentando dificuldades, pois ela não pode comer o que as crianças adoram, como balas e salgadinhos. O que devo fazer?"
Marli Rosa Xavier, São Paulo, SP (via e-mail)

Todos os alimentos de sua filha devem ser preparados em casa. "Faça balas de coco ou de açúcar (tipo puxa-puxa). Você também pode fazer gelatina com folha de gelatina sem cor e sem sabor, acrescentando suco de frutas para dar gosto", diz a nutricionista Tânia Rodrigues. As demais preparações -como legumes, carnes e sopas- devem ser caseiras, sem temperos industrializados. Não existem lojas especializadas em alimentos sem conservantes, mas você pode achar balas e bolos sem corantes em lojas de produtos naturais. Na lista de alimentos proibidos estão também os refrigerantes e os biscoitos industrializados. Prepare lanches com biscoitos caseiros e sucos de frutas.

Ovário policístico

"Tenho bastante pêlo no rosto e engordo com uma facilidade tremenda. Será que posso estar com algum desequilíbrio hormonal? Uma amiga me falou que pode ser ovário policístico. É verdade?"
Maria Pia Arruda, 29, Campo Grande, MT

A síndrome dos ovários policísticos é caracterizada por atrasos menstruais importantes, infertilidade, uma certa obesidade e aumento dos pêlos. "Se, além dos pêlos e da obesidade, você tiver atrasos menstruais frequentes, procure um ginecologista para fazer uma avaliação global", adverte o ginecologista Homero Leal de Meirelles Jr., do Hospital Samaritano, no Rio. Mas, se você não tem atrasos menstruais e o problema é só excesso de peso e de pêlos, dificilmente a causa dessas anomalias será ovário policístico. "O melhor, nesse caso, é procurar um endocrinologista ou um dermatologista", afirma Meirelles.

Dá-lhe chá verde

"Gostaria de saber mais detalhes sobre as vantagens do consumo do chá verde. Como identifico a folha? Há contra-indicação para hipertensos e diabéticos?"
Susilei Isaac Mendonça, Uberlândia, MG (via e-mail)

"Não há contra-indicação para hipertensos ou diabéticos", diz Jocelem Salgado, professora de nutrição humana de alimentos da Esalq/ USP. Entre os benefícios atribuídos a ele, há dois cientificamente comprovados: prevenção de câncer (sobretudo de estômago) e de doenças coronárias. O chá verde funcional é aquele que traz no rótulo indicação de que contém 30% de prolifenol. Para prevenir câncer, a dose recomendada é de 1 litro por dia (entre seis e sete xícaras). Use uma colher rasa do chá para cada xícara de água fervendo. Deixe em infusão por cerca de 6 min, tempo necessário para os princípios ativos passarem para a água.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: Mortalidade por diálise é uma das menores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.