São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

INTESTINO IRRITÁVEL

"Tenho SII (Síndrome do Intestino Irritável) desde que entrei na menopausa. Gostaria de saber a qual problema psicológico essa doença está relacionada e se existe terapia em grupo para quem sofre desse mal. Trata-se de uma doença moderna?"
Elizabeth Ferreira Mantovani,
São Paulo/SP

Apesar de ser mais bem estudada na atualidade, a SII não é uma doença moderna, esclarece o gastroenterologista Eduardo Berger, do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos. "Ela já é conhecida há muito tempo. Antes, era chamada de outros nomes, como coloespasmo ou síndrome do cólon irritável." Segundo ele, a doença já foi considerada exclusivamente uma manifestação relacionada a distúrbios psicológicos. "Embora fatores emocionais e de estresse social sejam elementos importantes, essa abordagem deve ser mais cuidadosa." Isso porque pesquisadores vêm reconhecendo causas para a moléstia baseadas em defeitos bioquímicos e neurológicos. "Não há um determinado diagnóstico psicológico associado à SII, pelo menos de forma direta. Mas a associação indireta é clara na prática médica diária, sobretudo em quem sofreu determinados tipos de abuso", afirma. O médico diz desconhecer grupos de psicoterapia que tratem especificamente dessa afecção. "Mas muitos psicoterapeutas têm pacientes com esse problema."

CORREIO

"Gostei muito do artigo "O amor move montanhas?", de Anna Veronica Mautner (ed. 6/10). Só quando aprenderem a avaliar, os jovens saberão decidir de forma responsável, ponderando e assumindo as conseqüências de seus atos."
Ana Cristina Pimentel Silva,
São Paulo/SP

CORREIO

"No mínimo interessante o texto "A grande ferida humana", de Dulce Critelli (ed. 6/10). Essa questão de sim ou não sobre comércio de armas deixará claro quem tem e quem não tem o mínimo de consciência a respeito do mal que finge proteger aqueles que se sentem "diferentes" estando armados."
Francisco Fernando Lopes,
Brasília/DF


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Envelhecimento no olho do furacão
Próximo Texto: Ingrediente: Carne de avestruz tem menos colesterol
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.