São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Poluição aumenta chance de infarto

Cientistas belgas identificaram a existência de uma relação entre a poluição atmosférica e a incidência de infartos agudos do miocárdio. A descoberta foi publicada no "Journal of Thrombosis and Haemostasis", jornal oficial da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia.
No estudo, os pesquisadores analisaram os efeitos de partículas suspensas no ar, resultantes principalmente da queima de combustíveis. De acordo com os dados obtidos, há fortes evidências de que exposições a curto e a longo prazo a essas partículas estão associadas a mortes por doenças respiratórias e cardíacas.
Ainda segundo a pesquisa, quanto maior a exposição aos poluentes, maior o risco de morte por infarto. Os cientistas afirmam que níveis extremos de poluição podem causar aumento nas taxas de mortalidade. As doenças cardiovasculares são, atualmente, uma das principais causas de morte em todo o mundo.

INFLAMAÇÃO
O estudo belga também apontou que pacientes com artérias danificadas correm mais risco de ter problemas como trombose ou inflamação pulmonar. Assim, a probabilidade de ocorrência de infarto do miocárdio também está relacionada ao estado inflamatório

OSTEOPOROSE
A 1ª Campanha de Orientação e Prevenção da Osteoporose será promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, das 8h às 13h do dia 22/10. O objetivo da jornada é ensinar a prevenir ou a conviver com a doença que acomete idosos e causa enfraquecimento dos ossos. O evento é gratuito e abordará questões como o autocuidado e a importância da alimentação adequada e dos exercícios físicos. Inscrições: tel. 0/xx/11/3549-1434.

CUIDANDO DO CORAÇÃO
O Incor (Instituto do Coração) promove, no dia 15/10, em seu anfiteatro (av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, São Paulo), o curso Como Cuidar do Seu Coração, com informações sobre prevenção e tratamento de doenças cardíacas e seus fatores de risco. A inscrição custa R$ 30. Informações: 0/xx/11/3069-5428.

LATITUDE E SONO
A Unifesp procura voluntários para pesquisa online sobre a influência da latitude na regulação do relógio biológico. Para participar, é preciso responder a um questionário no site www.crono.icb.usp.br/cronotipo. Os pesquisadores, que trabalham com universidades latino-americanas, precisam reunir 10 mil respostas.

DÚVIDAS SOBRE SEXO
Sexualidade Masculina: Mitos e Tabus é o tema da palestra gratuita que ocorrerá hoje, às 17h, no Espaço Saúde Sexual (av. Indianópolis, 68, São Paulo). As inscrições devem ser feitas pelo tel. 0800-7010136.

TERCEIRA IDADE
Dança circular e do-in são algumas das atrações gratuitas do evento Saúde na Terceira Idade, promovido pelo Sesc Interlagos (r. Manuel Alves Soares, 1.100, São Paulo, tel. 0/xx/11/ 5662-9500) em 20/10.

PRAIA ESPECIAL
Uma praia adaptada a portadores de necessidades especiais é uma das atrações da Ecoadventure Litoral Norte-SP, que ocorre em Caraguatatuba e vai até 16/10. O acesso desse público aos esportes de aventura será um ponto discutido. Informações: www.ecoadventur.com.br.

PULSEIRAS DO BEM
A Associação Brasileira do Câncer e a Associação Brasileira de Portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) lançaram pulseiras (R$ 5) para prevenção e combate ao câncer de mama e à DPOC. Pedidos pelos sites: www.abcancer.org.br e www.dpoc.org.br.



Texto Anterior: Domínio do corpo: Escalada exercita músculos e raciocínio lógico
Próximo Texto: S.O.S. família - Anna Veronica Mautner: A imensa vontade de ter certezas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.