São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Celular quadruplica risco de acidentes

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Western Australia, motoristas que usam o celular enquanto dirigem têm quatro vezes mais chances de se envolver em acidentes, mesmo se o telefone estiver conectado a um aparelho de viva-voz. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisar a conta telefônica de 456 motoristas que precisaram de tratamento hospitalar após acidentes na cidade de Perth.
A pesquisa, publicada no "British Medical Journal", revelou que a possibilidade de um acidente acontecer aumenta quatro vezes caso o celular seja usado dez minutos antes da batida. O estudo não separou os motoristas que seguravam o aparelho de telefone daqueles que falavam por meio de aparelhos viva-voz. Segundo os pesquisadores, essa nova tecnologia pode aumentar o número de acidentes.
No Brasil, é ilegal dirigir e falar no celular ao mesmo tempo. O motorista infrator recebe multa e perde pontos na carteira de habilitação.

CRIANÇAS
De acordo com o especialista William Stewart, que faz parte de um órgão britânico de proteção radiológica, crianças com menos de oito anos de idade devem usar celulares apenas em casos de emergência, mesmo que ainda não esteja comprovado que os aparelhos causem danos à saúde.

DE OLHO NAS FEIRAS
Um estudo da UnB (Universidade de Brasília) chama a atenção para a higiene em feiras livres. A pesquisa analisou três feiras do Distrito Federal. Para identificar os riscos de contaminação, foi utilizada a lista de Boas Práticas de Fabricação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os maiores índices de inadequação verificados foram relativos ao transporte, exposição, manipulação e estado de conservação dos alimentos, além dos problemas de higiene pessoal dos feirantes e nas instalações.

VIGILANTES DA NATUREZA
Em apenas 55 páginas de papel reciclado, no livro "40 Contribuições Pessoais para a Sustentabilidade" (ed. Gaia, 2005, R$ 21), o especialista em ecologia Genebaldo Freire Dias dá dicas práticas para o cidadão comum contribuir em ações individuais para a construção de um ambiente mais saudável. Efeito estufa, reciclagem e ciclovias são alguns dos 40 tópicos. Simples e direto.

ENTRE MENINAS
No próximo domingo, a ginecologista Daniella Castellotti, do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia), participa de um bate-papo no site www.ipgo.com.br para tirar dúvidas de mães e adolescentes sobre o sistema reprodutor feminino, o início da menstruação e os exames em mulheres virgens, entre outros assuntos.

TERAPIA FAMILIAR
Na próxima sexta, Flora Chitose Goto e Maristela de André fazem palestra gratuita sobre a técnica de terapia sistêmica por constelação familiar, criada pelo terapeuta Bert Hellinger, no Espaço Vila Nova (0/xx/11/3842-5342). Hellinger defende que muitos dos problemas psíquicos têm origem em episódios traumáticos ocorridos na família.

HUMANIZAÇÃO
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP criou um programa para dar apoio aos pais de bebês em unidades neonatais. A idéia é levar entretenimento aos acompanhantes por meio de dinâmicas de grupo e brincadeiras. Bem-sucedido, o projeto já foi implantado no Hospital das Clínicas de Recife.

DIREITOS HUMANOS
Hoje, dia 14, às 20h, os especialistas Flávia Piovesan, Maria Luiza Marcilio e Emir Sader participam de colóquio sobre direitos humanos, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com mediação do jornalista Florestan Fernandes Jr.. Informações: 0/xx/11/ 5080-3000.

Em 2004, o Brasil bateu o recorde mundial de reciclagem de latas de alumínio, com índice de 95,7%


Texto Anterior: Entrevista: Tristeza que dói no corpo
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Adolescência, sexo e intimidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.