São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria

Para evitar hematomas

Mladen Antonov/France Presse
Em vez de aplicar gelo, pomadas ou gel para evitar hematomas, da próxima vez em que levar uma bolada, um pontapé ou bater em uma quina, por exemplo, experimente comprimir com a mão, imediatamente, o machucado. De acordo com o cirurgião vascular Kasuo Miyake, o hematoma e o inchaço se formam porque a colisão faz com que alguns vasos sangüíneos se rompam sob o tecido subcutâneo. "Comprimir imediatamente o ferimento breca a circulação e impede que o sangue se espalhe, formando as manchas roxas." A técnica também é válida para evitar roxidão na unha. Segundo ele, após a compressão, evite massagear o local ferido para não estimular a circulação local e o sangue se espalhar.

Vitaminas e coração

Matuiti Mayezo/Folha Imagem
Mais uma sobre a falta de vitaminas: ela pode contribuir com o surgimento de doenças cardiovasculares. Foi o que concluiu pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Nutrição, coordenada por Andréa Ramalho, diretora do Instituto da Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo ela, o pouco consumo das vitaminas A, E e C, que são antioxidantes, aliado ao sedentarismo dos 141 homens estudados, foi responsável por aumentar o índice do colesterol "ruim" e de triglicérides, fatores que contribuem para obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. Já os consumidores dessas vitaminas apresentaram alto índice de colesterol "bom".

Carambolas!

Lailson Duarte/"O Popular"
Pessoas que têm problemas renais, principalmente aquelas sujeitas à hemodiálise, devem passar longe da carambola. Essa fruta -aparentemente inofensiva- possui uma substância de efeito neurotóxico que pode provocar de tremores a crises compulsivas nos pacientes. Isso porque essa substância é filtrada no rim, mas, como esse órgão em portadores de insuficiência renal é deficiente, o rim não consegue filtrá-la, sendo prejudicial ao organismo. Segundo Rui Toledo, chefe do Serviço de Nefrologia do HC (SP), a carambola não faz mal em pessoas com os rins saudáveis. "Para prevenir problemas renais, é necessário consumir muita água, além de manter a pressão e diabetes, quando for o caso, sob controle."


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Para frente, sempre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.