São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2001
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Guia do consumo ético

1. Ao comprar um produto ou serviço, busque a melhor relação entre preço, qualidade, atitude social e ambiental da empresa.

2. Valorize e divulgue as empresas que procuram ser socialmente responsáveis, éticas com seus funcionários e vinculadas às suas comunidades de forma responsável.

3. Questione o impacto da sua compra sobre o meio ambiente e dê preferência a produtos reciclados ou recicláveis. Procure informar-se sobre a origem do produto para saber se é feito com material biodegradável.

4. Ao comprar móveis, dê preferência, quando houver a oferta, a peças com o selo que garante a certificação da madeira. Se tiver dúvida, procure a Imaflora, responsável pela certificação da madeira no Brasil (www.imaflora.org).

5. Ligue-se no selo Abrinq. As empresas cujos produtos ou serviços possuem o selo desenvolvem programas sociais com crianças e jovens e se comprometem a não usar mão-de-obra infantil.

6. Procure saber se a empresa possui ISO 14.001. Isso significa que ela tem sistema de gestão ambiental, o que garante o descarte adequado do material usado.

7. Sempre que tiver alguma dúvida ou reclamação sobre o produto ou o serviço adquirido, procure o departamento de defesa do consumidor. Se for mal atendido, recorra ao Procon (tel. 1512 ou www.procon.sp.gov.br).

8. Se tiver sugestões para aprimorar os processos de produção da empresa ou suas relações com a comunidade, uma opção é entrar em contato com o departamento de relações públicas da mesma.

9. A Internet ajuda a obter dados sobre multinacionais. No www.corpwatch.org, por exemplo, você descobre quais são as empresas acusadas de violar o direito de seus funcionários.


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