São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2001
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"Fraternité" e lucro

GUSTAVO IOSCHPE
COLUNISTA DA FOLHA ONLINE

A preocupação com a qualidade de vida -tanto de franceses quanto de povos de alhures- é traço marcante de uma responsabilidade social que está presente no dia-a-dia dos franceses. Não é de espantar, portanto, que o país seja sede de várias entidades preocupadas com a criação de um comércio mais humano e que convirjam para cá idealistas de outros países.
É o caso, por exemplo, de Emad Khashoggi. Aos 31 anos, esse libanês radicado em Paris desde 94 é fundador e proprietário do Minamour International Group, empresa destinada a dar apoio financeiro e gerencial a negócios comprometidos com o exercício ético da atividade empresarial. Sob o seu guarda-chuva, o Minamour já conta com cinco associados, responsáveis por uma receita de 420 milhões de francos (aproximadamente US$ 60 milhões) no ano de 1999.
O grupo inclui o Club Invenent, organização que auxilia inventores na obtenção de patentes e distribuição de suas invenções, desde que de produtos "responsáveis"; a Cogemad, serviço imobiliário comprometido a melhorar a qualidade de vida de seus clientes; a Protecfour International, empresa dedicada à criação de produtos que liberem as pessoas de seus afazeres domésticos; a "Une Journée em France", responsável em difundir produtos que reproduzem a "art de vivre à la française", e a Human Inside, a associada mais visível. Trata-se de uma loja de artigos para a casa, de papelaria e CDs, entre outros, produzidos segundo as normas da Organização Mundial do Trabalho por populações nativas.
Cada linha de produtos vem acompanhada de um folheto explicando suas origens, sua história cultural e seu processo de feitura. Seguem-se, não raro, fotos do trabalho sendo desenvolvido. Parte da renda obtida com as vendas é destinada a ONGs preocupadas com o bem-estar dessas populações.
Ainda que a loja, localizada no Quartier Latin (90, rue de Rennes), não divulgue seus resultados financeiros, a julgar por sua frequentação e planos de expansão, o empreendimento aparenta êxito.


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