UOL


São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Fast food saudável

Nem só de pão integral vive o sanduíche saudável. Nos Estados Unidos, o "wrap" tornou-se o lanche da moda entre aqueles que fogem do fast food tradicional. O charme desse sanduíche enrolado é a "tortilla" mexicana, que substitui o pão. Na receita de hoje, a "tortilla" colorida pelo pó de espinafre envolve fatias de salmão, mas ela pode ser usada com outros recheios.

Wrap samurai

Divulgação
Calorias: 544,2; carboidratos: 24,8 g; proteínas: 26,1 g; lipídeos: 37 g

Ingredientes (para oito porções)
Para a "tortilla": 2 xícaras de farinha de trigo, 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (chá) de óleo, 3/4 de xícara de leite morno e 1 colher (sopa) de espinafre em pó (opcional). Para o recheio: 800 g de salmão fresco, 32 folhas de alface americana, 240 ml de "shoyu", 40 g de gengibre fresco, 80 ml de molho de ostra, 160 ml de óleo de milho, 80 ml vinagre de vinho branco, 80 ml de óleo de gergelim torrado e 80 gr de cebolinha.

Como fazer
A "tortilla": misture a farinha e o fermento e reserve. Em outro recipiente, coloque o sal, o óleo e o espinafre em pó (se quiser massa verde) e o leite morno e bata vigorosamente com uma colher até misturar bem. Gradualmente, adicione a mistura de farinha e fermento e vá mexendo com as mãos até formar uma massa grudenta. Polvilhe farinha de trigo sobre uma superfície plana e trabalhe a massa por dois minutos, dobrando-a e apertando-a por várias vezes até que ela desgrude das mãos. Coloque-a numa tigela, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 15 minutos (a massa não irá crescer, mas o descanso é necessário). Em seguida, divida a massa em oito bolinhas, coloque-as em uma assadeira e cubra-as com um pano seco, deixando descansar por mais 20 minutos. Coloque-as bem separadas umas das outras, pois dobrarão de tamanho. Depois, abra cada bolinha com um rolo de massa, formando discos de mais ou menos 17 cm de diâmetro. O segredo e o sucesso dessa "tortilla" é a espessura: os discos devem ficar bem finos. Em seguida, grelhe cada disco em uma frigideira ou chapeira bem quente por 30 segundos de cada lado. Reserve as "tortillas", intercalando-as com papel-alumínio. O recheio: grelhe o salmão, pingue umas gotas de limão e fatie. No liquidificador, coloque o "shoyu", o gengibre, o molho de ostra, o óleo de milho, o vinagre e o óleo de gergelim e bata até a mistura ficar homogênea. Junte a cebolinha verde. Reserve. Rasgue as folhas de alface e misture-as com o molho e o salmão. A montagem: espalhe o recheio sobre a "tortilla" e enrole-a. Receita da chef Carole Crema, do Wraps Food & Smoothies.


Texto Anterior: Textos de Rosely Sayão viram livro
Próximo Texto: outras idéias - michael kepp: Como falar sobre filmes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.