São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Javali na mesa tira culpa de glutões

Pode dar uma de Obelix quando uma prato de javali aparecer no sua mesa. Ou seja: coma sem nenhuma culpa. A carne é muito pouco calórico (possui cinco vezes menos gordura que a carne de boi) e tem baixo teor de colesterol. Na Idade Média, o javali era prato indispensável na mesa dos nobres, um troféu de caça, devido à excelência de sua carne, seu porte e sua ferocidade. Experimente o sabor delicado do filé de javali. A carne é vendida em supermercados especiais e por meio da empresa Javalix, que promete fazer entregas em todo o país (tel. 0/xx/11/ 3865-1474).

Javali com polenta mole (para 2 pessoas)
Calorias (1 porção): 407,5 ; proteínas: 27,2 g ; lipídeos: 9,6 g; carboidratos: 41 g

Ingredientes
Para o javali: 200 g de filé mignon de javali (corte 6 medalhões pequenos), 50 ml de caldo de carne, sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o caldo de carne: 3 kg de ossos de contrafilé, 25 g de cogumelos shitake fatiados, 3 talos de salsão, 4 cenouras, 2 alhos-porós, 3 cebolas médias, 1 cabeça de alho, 1 ramo de alecrim, 1 ramo de tomilho, 2 folhas de louro, 1 litro de vinho tinto de boa qualidade, água suficiente para cobrir os ingredientes. Para a polenta: 50 g de flocos de milho pré-cozidos, 12,5 g de manteiga, 250 ml de água e sal a gosto.

Modo de fazer:
O caldo de carne: coloque os ossos e os legumes picados em uma assadeira e leve ao forno a 180C até que fiquem bem dourados. Passe tudo para uma panela, acrescente o vinho e cubra os ingredientes com água. Cozinhe por duas horas, retire a gordura e inclua os cogumelos (use apenas metade do volume da panela). Ajuste o tempero e reserve, mantendo a mistura aquecida. Para a polenta: ferva a água com sal e manteiga. Junte aos poucos os flocos de milho pré-cozidos, mexendo sempre com um batedor de arame. Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. Tempere os filés com sal e pimenta e grelhe-os numa frigideira antiaderente, com uma pontinha de manteiga, deixando-os malpassados. Em um prato aquecido, coloque um pouco de polenta e as fatias de javali. Regue com o molho aquecido. Sirva a seguir. Receita do chef Alex Atala, do restaurante D.O.M.




Texto Anterior: Cérebro, e não o fígado, é o órgão mais atingido
Próximo Texto: Boquiaberto: A cozinha da Idade Média ao fast food
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.