UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Hormônio mais puro estimula ovulação

KARINA KLINGER -
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A engenharia genética está ajudando mulheres com dificuldade para engravidar. Graças a essa tecnologia, foi desenvolvida uma versão mais eficaz de um hormônio importante nos processos de reprodução assistida, que acaba de ser lançada no Brasil. A gonadotrofina coriônica (hCG) induz a ovulação e também estimula o amadurecimento do óvulo, preparando-o para a fecundação.
De acordo com Jorge Haddad Filho, coordenador do Centro de Reprodução Humana da Unifesp, a hCG substitui o hormônio luteinizante, que é produzido naturalmente pelo organismo e é responsável pelo rompimento do folículo ovariano, liberando o óvulo.
Até agora, a gonadotrofina era produzida a partir da urina de mulheres grávidas. A nova versão é obtida a partir de um gene e, por isso, é mais pura e não contém proteínas contaminantes. Segundo o ginecologista Vicente Abdelmassih, essas proteínas, presentes na hCG urinária, reduzem o efeito do remédio. "A contaminação faz com que a hCG urinária tenha sua eficácia reduzida, podendo causar a chamada síndrome do folículo vazio, na qual deixamos de obter óvulos da paciente."
Após ministrar os dois tipos de gonadotrofina para cem pacientes -50 receberam a hCG urinária, e 50, a nova hCG -, Abdelmassih observou que o segundo grupo apresentou óvulos de melhor qualidade e registrou 58% de gestações bem-sucedidas, resultado superior ao apresentado pelas mulheres tratadas com a hCG urinária (42%). "Lembrando que 25% das causas da infertilidade feminina têm como origem as disfunções hormonais que causam falha na ruptura do folículo ovariano, esse resultado é animador", diz ele.
O hormônio, comercializado com o nome de Ovidrel, exige prescrição médica e pode ser aplicado pela própria paciente por meio de uma injeção subcutânea. "Nos outros métodos, a injeção é intramuscular, mais profunda, o que faz as mulheres terem de correr às farmácias. A injeção subcutânea traz mais comodidade, pois a hCG, muitas vezes, precisa ser aplicada à noite", explica Abdelmassih.

Rodovias brasileiras registram tráfego de cerca de 140 caminhões com carga tóxica por hora

Atração perigosa A beleza pode afetar o discernimento masculino. Pesquisadores da Universidade McCaster (Canadá) mostraram fotos para estudantes e ofereceram prêmios -os de pequeno valor seriam pagos no dia seguinte, e os maiores, em alguma data no futuro. Aqueles expostos a imagens de mulheres bonitas agiram de modo "irracional" e imediatista, optando pelos prêmios menores.

Menos gordura em prol da visão De acordo com estudo publicado na revista científica norte-americana "Archives of Ophthalmology", a ingestão de gordura pode acelerar a progressão da degeneração macular associada à idade, principal causa de cegueira entre idosos. A avaliação de 261 pacientes indica que o risco de a doença piorar é três vezes maior entre aqueles que consumiam mais gordura.

Leitura de fé História, lendas, festas e orações formam o conteúdo da coleção "Santos Populares do Brasil", organizada pelo jornalista Marcelo Macca e que acaba de ser lançada pela Editora Planeta do Brasil (tel. 0/xx/11/3088-2588). Os primeiros volumes são "Santos Reis" (foto), "Nossa Senhora Aparecida", "Santa Luzia", "São Sebastião" e "Santo Expedito". Cada um custa R$ 14,90.

Estresse e Alzheimer O estresse crônico eleva o risco de uma pessoa desenvolver mal de Alzheimer, doença degenerativa que afeta o raciocínio e a memória. Essa é a conclusão de pesquisa realizada na Universidade Rush (EUA), que, durante cinco anos, analisou cerca de 800 pessoas com idade média de 75 anos, entre as quais foram registrados 140 casos da doença ao longo do estudo.

Educação animal No próximo mês, o Clube Pet Memorial -especializado em funeral de animais de estimação- oferecerá cursos gratuitos de adestramento para cachorros. As aulas serão aos sábados, em São Bernardo do Campo (SP). As inscrições podem ser feitas até o dia 10/1 pelo tel. 0/xx/11/4343-5000.


Texto Anterior: S.O.S. família - Rosely Sayão: Acreditar em Papai Noel é fundamental
Próximo Texto: Foco nele: Universitário cria acessórios para deficientes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.