UOL


São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que eles se casam

A bênção
Por mais distantes que estejam da prática religiosa, esses casais vêem com bons olhos a função sagrada do casamento. Na hora H, dizem eles, surge a vontade de ouvir palavras divinas que transmitam conforto e serenidade.

Celebração social
Seguir o ritual do casamento, cujo significado social é muito forte, é uma forma de compartilhar com amigos e parentes o sucesso de uma união que dura há muito tempo. O casamento representa simbolicamente o afeto existente entre o casal, e, ainda que as pessoas que convivem com os "noivos" saibam disso, como os seus filhos, há um momento em que vem à tona o desejo de explicitar esse sentimento socialmente.

Efeméride
Ter uma data oficial para comemorar a união ajuda a reforçar, a cada ano, o acontecimento tão marcante na vida do casal. Além disso, ele passa a ter o que responder quando a inevitável pergunta surge: "Vocês são casados desde quando?".

Retomada da tradição
Chega um momento em que seguir a tradição ajuda as pessoas a se sentirem nos "trilhos", ou seja, mais inseridas no contexto social; e é o que acontece com os casais que resolvem oficializar uma união depois de uma longa vida em comum.


Texto Anterior: Casais oficializam união depois de longa convivência
Próximo Texto: Festa dispensa apresentações
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.