UOL


São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sopa-refeição

A sopa abaixo você não toma, você "come", de tão substanciosa que é, brinca o prestigiado chef Carlos Siffert. Mas você não deve jamais esquecer o detalhe final: gotas de vinagre balsâmico sobre a sopa, que exalam um aroma especial e dão um sabor azedinho. Quem preferir pode substituir os brócolis por abobrinha, couve ou espinafre.

Sopa de feijão-branco, brócolis e parmesão

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Calorias: 427,5; carboidratos: 66,4 g; proteínas: 28,9 g; lipídeos: 6,4 g

Ingredientes (para seis pessoas)
3/4 de xícara (chá) de feijão-branco posto de molho por pelo menos seis horas antes de começar o preparo da receita; 1 colher (chá) de coentro em grão; 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino em grão; 1 colher (chá) de tomilho seco; 4 galhos de salsa; 1 folha de louro; 1 colher (sopa) de manteiga; 3/4 de xícara (chá) de cebola fatiada; 1 dente de alho amassado; 3/4 de xícara (chá) de salsão fatiado; 3/4 de xícara de alho-poró fatiado (somente a parte branca); 8 xícaras (chá) de água; 1 colher (chá) de sal; pimenta-do-reino moída na hora a gosto; 1/2 xícara (chá) de presunto cru picado; 250 g de brócolis (sem os talos grandes); 2 colheres (chá) de vinagre balsâmico e 1/4 xícara (chá) de parmesão ralado grosso.

Como fazer
Faça um "bouquet garni" com um pedaço de pano limpo de algodão: coloque o coentro, a pimenta em grão, o tomilho, a salsa e a folha de louro no meio do pano e amarre com um barbante. Reserve. Refogue a cebola, o alho, o salsão e o alho-poró na manteiga, numa panela grande, por aproximadamente dez minutos. Junte o feijão, o "bouquet garni" e a água. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo baixo por uma hora e meia. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais meia hora ou até que os feijões estejam macios. Retire cuidadosamente o "bouquet garni" e acrescente os brócolis e o presunto cru. Deixe cozinhar por mais cinco minutos ou até que os brócolis estejam cozidos. Antes de servir, acrescente o vinagre e corrija o tempero, se necessário. Sirva a sopa imediatamente, salpicada com parmesão. Receita do chef Carlos Siffert, do restaurante Tambor.


Texto Anterior: Festa dispensa apresentações
Próximo Texto: Biofeedback auxilia quem sofre de déficit de atenção
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.