São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Unhas fracas
"Tenho mais de 40 anos. Minhas unhas sempre foram bem fortes, mas atualmente estão bastante quebradiças. Pode ser alguma deficiência do organismo?"

Flavia Blanco, Santa Fé do Sul, SP

Há casos em que as unhas se tornam quebradiças devido à manipulação de produtos químicos. Se essa hipótese for descartada, deve-se investigar causas orgânicas. "As unhas são marcadores importantes da saúde do organismo", diz a dermatologista Denise Steiner, diretora do departamento científico do Colégio Ibero-Americano de Dermatologia (Cilad). Seu enfraquecimento pode estar relacionado à anemia ou a problemas de tireóide, hepáticos e renais, por exemplo. As alterações hormonais que ocorrem por volta dos 40 anos também podem causar ressecamento e descamação das unhas. Um dermatologista poderá fazer uma primeira avaliação e, se preciso, encaminhar a pessoa para outro especialista.

Travamento do polegar
"Estou sentindo dores no polegar da mão direita, seguidas por travamento. Um ortopedista diagnosticou o problema como dedo em gatilho e disse-me que a única solução é a cirurgia. Não há outro tratamento?"

Lilian Esteves Alvim, Mogi das Cruzes, SP

O dedo em gatilho é uma estenose (estreitamento) do sistema de tendões flexores, explica o ortopedista do Hospital Santa Rita (SP) Mauro Zyman, especializado em mão. Há duas principais causas para o problema: tendência genética ou processo inflamatório local. Se não for tratado adequadamente, o dedo em gatilho pode ser muito doloroso e prejudicar bastante o cotidiano do paciente. "Em alguns poucos casos, antiinflamatórios e fisioterapia ou uma infiltração com coricosteróides podem surtir efeito, mas a cirurgia apresenta melhor resultado", afirma Zyman, acrescentando que o procedimento é simples e realizado em aproximadamente 15 minutos.

Bolinhas misteriosas
"Estou curioso para saber o que são umas bolinhas brancas que se formam embaixo do meu pênis e chegam, às vezes, a formar feridas. Outra curiosidade: alguns meses atrás, depois de defecar, apareceu sangue no vaso sanitário e no papel higiênico. Isso aconteceu algumas vezes e depois parou."

S. D. M., Apiaí, SP

As lesões descritas podem ser os folículos pilosos que existem nas regiões anterior e frontal da genitália masculina. Esses folículos são as estruturas de onde se originam os pêlos. Geralmente, porém, essas lesões não se transformam em feridas, afirma o urologista Ronaldo Fontoura, do Hospital Samaritano (RJ). Já que isso ocorre, é recomendável consultar um urologista. "Com relação ao sangramento anal, há duas grandes possibilidades: hemorróidas ou fissura anal", diz Fontoura. Para ter um diagnóstico preciso, é necessário ser examinado por um proctologista.


Texto Anterior: Dois lançamentos dão sabor à história
Próximo Texto: Outras idéias: Casamento brasileiro x casamento americano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.