UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALECRIM

Frescor à oriental

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Servida gelada, a receita de hoje é sob medida para o verão e funciona quase como um glossário de ingredientes japoneses. O mais comum na mesa dos brasileiros é o "shoyu", molho à base de soja. De fácil digestão, o macarrão "soba" é preparado com uma mistura de farinha de trigo e trigo-sarraceno, a qual se acrescenta uma solução de bicarbonato de potássio. O "hondashi" serve para encorpar molhos e sopas, e o "wasabi" (raiz forte) é usado para acrescentar um tom picante ao prato. Para tornar a refeição ainda mais saborosa, o chef Mario Yoshimura sugere que o zarusoba seja acompanhado por nabo curtido e gengibre.


Zarusoba

Calorias (por porção ): 141; carboidratos: 16,5 g; proteínas: 18,5 g; lipídeos: 0,8 g

Ingredientes (para uma porção)
100 g de macarrão "soba" (à venda em lojas de produtos japoneses), 50 ml de molho de soja ("shoyu"), 50 ml de água, 1 pitada de glutamato monossódico, 1 colher (chá) de saquê, 1 colher (chá) de "hondashi" (tempero em pó à base de peixe), 1 colher (chá) de açúcar, 30 g de nabo ralado, 30 g de "wasabi" (raiz forte) e 1 colher (sopa) de cebolinha picada.

Modo de fazer
Cozinhe o macarrão e escorra bem. Em seguida, esfrie o macarrão em água corrente e depois passe-o em água gelada, escorrendo novamente. Reserve. O molho: em uma panela, coloque o molho de soja, a água, o saquê, o açúcar, o "hondashi" e o glutamato monossódico. Deixe a mistura ferver por aproximadamente um minuto. Retire do fogo, acrescente pedras de gelo e deixe esfriar. Quando o molho estiver frio, coloque-o sobre o macarrão também frio. Em uma tigela, coloque a raiz forte, o nabo ralado e a cebolinha picada para que a pessoa tempere o macarrão a gosto.


Receita do chef Mario Yoshimura, do restaurante Kayomix.


Texto Anterior: Respiração ajuda a diminuir ansiedade
Próximo Texto: s.o.s. família - rosely sayão: Perguntar pode ser melhor que responder
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.