UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Cálcio para os ossos
"É verdade que pode ocorrer enfraquecimento dos ossos se não comemos alimentos que contêm cálcio? O que fazer quando não se gosta de feijão e de leite?"
Anelise Nascimento Nogueira, Sales Oliveira, SP

Sim, é verdade, responde a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri. Os ossos necessitam de cálcio para se manterem "saudáveis", diz ela. Já a principal função do ferro -presente nas carnes, sobretudo nas vermelhas, no fígado e nas leguminosas, como o feijão e a lentilha- é formar as células vermelhas do sangue, prevenindo a anemia. "Os alimentos com ferro e cálcio devem ser ingeridos com intervalos de até duas horas para que esses sais minerais sejam absorvidos", alerta Rodrigues. Os alimentos ricos em cálcio são os laticínios (leite, queijos e iogurtes) e os vegetais verde-escuros, como o brócolis e a couve. "Para garantir a ingestão de ferro e cálcio, consumir carne e queijos ou iogurtes é suficiente", diz ela.

Doença diverticular
"Meu pai sofre de doença diverticular do cólon sigmóide (forma hipertônica), tratada com antiespasmódico e com restrição de frituras, embutidos e enlatados. Os sintomas persistem. Existem outros tratamentos?"
Sandro Guilhermino Teixeira, São Paulo, SP

Quem sofre de doença diverticular do cólon sigmóide na forma hipertônica geralmente se queixa de desconforto ou dor no lado esquerdo do abdômen. "Esses pacientes podem ainda desenvolver crises de diverticulite aguda, quando a dor se intensifica e frequentemente é acompanhada por febre", diz Marcelo Averbach, cirurgião do pronto-atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). O tratamento baseia-se em drogas antiespasmódicas e em dieta rica em fibras. Se os sintomas persistem ou ocorre um agravamento do quadro, é possível optar pela cirurgia. "Atualmente, essa cirurgia pode ser executada por meio da laparoscopia, que é menos invasiva e permite uma recuperação mais rápida e com menos dor", afirma Averbach.

Espirro com cheiro
"Tenho uma pessoa na família que, quando espirra, exala um forte cheiro. Gostaria de saber a causa, o tratamento e que especialista procurar."
Adalgisa V., via -email

Uma causa frequente desse sintoma é a infecção crônica dos seios da face, cuja secreção, ao ser drenada, passa pela faringe. O otorrinolaringologista é o especialista ideal para orientar e tratar pessoas com esse tipo de problema, afirma o clínico-geral Luis Fernando de Barros Correia, chefe da emergência do Hospital Samaritano (RJ). O tratamento é feito com antibióticos específicos. Segundo Correia, é preciso ainda tratar a origem da infecção crônica, que pode ser alguma alteração morfológica, como desvio de septo nasal, ou alguma manifestação alérgica, por exemplo.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Medicamento diminui risco de trombose
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.