UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Medicamento diminui risco de trombose

VINICIUS CARRASCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Estudo publicado neste mês na revista médica "New England Journal of Medicine" (EUA) indica que o uso prolongado e em doses menores de medicamentos à base de varfarina -anticoagulante usado no tratamento de trombose- reduz o risco de reincidência de obstrução venosa em cerca de 64%.
Feita por várias entidades americanas, incluindo a Escola de Medicina de Harvard e o Centro de Prevenção de Doenças Cardiovasculares, a pesquisa envolveu 508 homens e mulheres acima de 30 anos que já haviam sido medicadas com varfarina. Novas obstruções ocorreram em 37 dos 253 pacientes que ingeriram placebo e em só 14 dos 255 voluntários que tomaram o remédio.
A trombose ocorre quando um coágulo (ou trombo) forma-se no interior de um vaso sanguíneo ou de uma das cavidades cardíacas. Uma das situações em que isso pode acontecer é durante viagens. É a chamada síndrome da classe econômica: o passageiro permanece muito tempo sentado, o que pode comprometer a circulação e favorecer a formação de coágulos.
A imobilidade, porém, não é o único fator associado ao problema. Segundo o cirurgião vascular Eduardo Ramacciotti, da Universidade ABC, a trombose está ligada a varizes, obesidade, histórico familiar e insuficiência cardíaca, entre outros fatores. "Calcula-se que 1 em cada 1.000 brasileiros sofra uma trombose por ano."
O controle é importante para evitar complicações como o deslocamento do coágulo para o pulmão (embolia pulmonar) ou para o cérebro (AVC, acidente vascular cerebral). De acordo com o cardiologista Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (SP), a varfarina ajuda a proteger o paciente desses problemas.
A partir da segunda-feira (28/4), uma nova versão da varfarina começará a ser comercializada em dosagens de 1 mg e 2,5 mg. Até agora, o medicamento só estava disponível em doses de 5 mg. Segundo Ramacciotti, as doses menores permitirão um tratamento mais preciso. "Antes, o paciente precisava cortar o comprimido de 5 mg para tentar atingir a dosagem ideal", diz ele.


O Brasil perde somente para a Índia no número de pessoas com hanseníase (lepra)


Roberto de Oliveira/Folha Imagem
Os portugueses, como os da foto, à beira do rio Douro, em Porto, são os mais preguiçosos da UE


Os preguiçosos da Europa
Dos 15 países da União Européia, Portugal é o que possuiu o maior número de habitantes preguiçosos: 88% da população não pratica exercício e passa grande parte do tempo sentada. Os dados são de estudo realizado pela Universidade de Navarra (Espanha), que avaliou mil voluntários em cada país. Depois de Portugal estão a Bélgica, a Espanha, a Alemanha, a Grécia, a Itália e a França. O país que possui menos sedentários é a Suécia -43%.

Iogurte emagrece
Obesos que fazem dieta e incluem em seu cardápio doses diárias de iogurte light perdem 22% a mais de peso, 61% a mais de gordura corporal e 81% de gordura do estômago se comparados aos que não incluem o alimento em sua dieta, indica estudo da Universidade de Tennessee (EUA).

Os benefícios da RPG
Quem sofre de dores lombares e adota a reeducação postural global (RPG, foto) como técnica de tratamento obtém melhores resultados que aqueles que optam pela fisioterapia tradicional, indica pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Após a primeira sessão, 60% dos pacientes tratados com RPG relataram alívio ou diminuição da dor, contra 20% dos tratados com fisioterapia tradicional.

Combate à hipertensão
Amanhã (25/4), Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, o Hospital das Clínicas de São Paulo realizará, das 8h às 16h, medição da pressão arterial e orientará a população sobre prevenção e riscos da doença. Informações pelo tel. 0/xx/11/3069-6000.

Manuais sobre leucemia
Informações sobre tipos de leucemia e de linfoma, como causas, fatores de risco, sintomas e tratamento, podem ser encontradas nos 11 manuais lançados pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). De distribuição gratuita, podem ser solicitados pelo tel. 0/xx/11/3266-4301.


Texto Anterior: pergunte aqui
Próximo Texto: s.o.s família - rosely sayão: Quando o bom senso é a melhor saída dos pais
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.