São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que fazer para prevenir

Os cuidados para garantir olhos saudáveis começam na gestação. Afinal, 38% das cataratas congênitas são causadas por doenças infecciosas contraídas pela mãe na gravidez, como rubéola, sífilis e toxoplasmose. Para evitar que problemas de nascença se agravem, recém-nascidos que apresentem fotofobia, olhos vermelhos ou com secreção, pupila branca, lacrimejamento constante, estrabismo ou olhos esbranquiçados devem ser levados ao oftalmologista de imediato.
Crianças que reclamam de dor de cabeça, têm caspa nos cílios, apertam ou arregalam os olhos para ver melhor e lacrimejam após ler ou ver TV também devem ser levadas ao oftalmologista o quanto antes. Para as que não apresentam nenhum dos problemas acima, a primeira consulta deve ser feita aos três anos.
Para prevenir o aparecimento de problemas na vista, são três as recomendações básicas: consultar o oftalmologista com regularidade, não coçar os olhos e ter uma alimentação rica em vitaminas A e E. Ovos, peixes gordurosos, vegetais verde-escuros e vísceras são boas fontes de vitamina A. Já a E pode ser encontrada em frutas secas, óleos vegetais e gérmen de trigo. Mas não adianta ingerir altas doses de vitaminas depois que o problema aparece, pois elas não desfazem o estrago.
Coçar os olhos com frequência causa microrrupturas nos vasos, facilitando infecções e desencadeando doenças oculares, como ceratocone (córnea pontiaguda).


Texto Anterior: Olhos exigem cuidados em todas as idades
Próximo Texto: Cuidados com o computador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.