São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formas simples de alcançar o silêncio interno

Descanso: viaje para locais com pouco barulho ou freqüente lugares relaxantes, como templos religiosos, spas e retiros; o silêncio externo convida à contemplação e ao silêncio interno.
Foco: concentre totalmente a atenção na atividade que está realizando ou em um pensamento, sem se deixar dispersar. Focando o essencial, sua mente fica mais tranqüila.
Meditação espontânea: desligue as fontes de barulho, como telefone, rádio e TV, que atraem a sua atenção pelo som. Depois, procure se aquietar, deitando-se na cama para relaxar ou tomando um banho quente, por exemplo.
Meditação orientada: há vários tipos de meditação praticados por religiões e filosofias orientais e ocidentais, que utilizam técnicas corporais e até sons para alcançar e manter o silêncio interno.
Música: ouça o tipo de som, não importa o gênero, que você sente que é capaz de aquietar sua mente; a música funcionará como instrumento para você experimentar o silêncio.
Oração: a função das preces das diferentes religiões, em princípio, é fazer a pessoa se voltar para si e para a sua espiritualidade, o que a leva à experiência do silêncio interno.


Fontes: Nilton Bonder, rabino e escritor; Gabriela Bal, terapeuta corporal, e monja Cohen


Texto Anterior: Silêncio é bom fora do corpo e dentro da mente
Próximo Texto: Quando o barulho detona o corpo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.