São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Aparelho utiliza água para retirar catarata

KARINA KLINGER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem sofre de catarata tem agora mais uma opção de tratamento. O Aqualase, equipamento fabricado nos Estados Unidos, utiliza jatos de água morna para retirar a área do cristalino que é afetada por essa doença, relacionada principalmente ao envelhecimento -o risco de desenvolvê-la chega a 70% entre pessoas com mais de 65 anos.
A catarata ocorre quando há uma degeneração do cristalino (lente natural do olho cuja função é focalizar os objetos), que perde a transparência. A visão começa a ficar embaçada, e o paciente pode ficar cego.
A cirurgia, sob anestesia local, é a única forma de tratar a doença. Com o Aqualase, "o médico faz uma pequena incisão de 3 mm no olho do paciente, retira o núcleo do cristalino danificado com uma sonda à base de água e o substitui por uma lente intra-ocular. A recuperação é rápida. No dia seguinte, o paciente tem alta", afirma o oftalmologista Carlos Gabriel de Figueiredo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Catarata, que já usa a técnica nova.
O procedimento tradicional é feito da mesma forma, com a diferença que a sonda utiliza ultra-som para retirar o cristalino opaco. De acordo com o oftalmologista Walton Nosé, que utiliza o Aqualase na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a vantagem do novo equipamento é a utilização de água morna para desmanchar o núcleo do cristalino. "O método com ultra-som pode causar complicações, pois aquece mais o cristalino, que é uma região bastante delicada", afirma. "Com uma sonda em temperatura elevada, o risco de rompimento da cápsula que envolve o cristalino é maior. Com o novo aparelho, a incidência de erros diminui, o jato de água é mais seguro", diz Figueiredo.
Entre os principais sintomas da catarata estão sensação de embaçamento da visão, falta de nitidez e perda gradual da visão. Para que o problema possa ser revertido, alertam os especialistas, é necessário procurar ajuda logo nos primeiros sinais da doença. Uma das formas de preveni-la é proteger os olhos da radiação ultravioleta, usando óculos escuros adequados.

Efeito desemprego Ser demitido afeta diretamente a saúde, principalmente quando a pessoa está próxima da aposentadoria. Nessa situação, o risco de sofrer um derrame é duas vezes maior se comparado ao registrado entre pessoas da mesma faixa etária que continuam empregadas, de acordo com pesquisadores da Universidade Yale (EUA), que acompanharam 4.220 pessoas por seis anos.

A lipo e a saúde Retirar gordura corporal por meio de lipoaspiração gera benefícios apenas estéticos, sugere estudo da Universidade de Washington (EUA) feito com 15 pacientes. Os exames de sangue realizados semanas após a cirurgia não acusaram redução de colesterol, triglicérides, insulina e outras substâncias que apontam o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Para pais e adolescentes No "Manual de Orientação Sexual" (168 págs., R$ 25, ed. O Nome da Rosa, tel. 0/xx/11/3817-5000), sexólogo e professor da Universidade Gama Filho (RJ) Marcio Ruiz Schiavo responde às dúvidas comuns e também diferentes dos adolescentes sobre sexualidade. O livro contém informações sobre orgasmo, virgindade e masturbação, entre outros temas.

Sinusite X enxaqueca Antes de tomar um medicamento para sinusite, confirme o diagnóstico com um médico, alertam pesquisadores da clínica Mayo (EUA). Após consultas detalhadas, eles constataram que 90 de 100 pacientes que haviam autodiagnosticado suas dores de cabeça freqüentes como sintoma de sinusite sofriam, na verdade, de enxaqueca e estavam tomando remédios inadequados.

Asma no parque No próximo domingo, 27/6, a Sociedade Brasileiro de Asmáticos - Regional São Paulo fará exames gratuitos de prevenção e controle da asma. O evento será realizado das 10h às 13h, no parque da Aclimação (rua Muniz de Souza, 1.119, zona sul de São Paulo).


Texto Anterior: S.O.S. família - Rosely Sayão: Pai e mãe podem pensar diferente a educação
Próximo Texto: Alecrim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.