São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Válvula de derivação
"Quando não se tem mais hidrocefalia, é prejudicial manter a válvula de derivação na cabeça?"
Magda Leardini, Rio Claro, SP

A hidrocefalia caracteriza-se pelo acúmulo do líqüido cefalorraquidiano -também chamado de liquor-, uma substância transparente que circula entre os ventrículos (cavidades) cerebrais. A hidrocefalia congênita não tem cura, mas é tratável com o uso do sistema de derivação, no qual são introduzidos tubos plásticos e válvulas para realizar a drenagem corretamente. Quando a derivação é bem-sucedida, os médicos dizem que a hidrocefalia foi compensada. "Podemos afirmar que trata-se de um caso de hidrocefalia compensada quando o sistema valvular está corretamente instalado; quando os exames de imagem mostram que não há sinais de aumento da pressão intracraniana e quando os escores do quociente de inteligência estão normais", afirma o professor da USP José Píndaro Plese, neurocirurgião do pronto-atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). De acordo com o especialista, não há nenhum tipo de exame que permita afirmar que o sistema de derivação possa ser removido com segurança.

Dedos que escamam
"Tenho 35 anos. Sempre que faço as unhas, mesmo que só empurre a cutícula, a pele dos dedos, logo em volta da cutícula, escama. Será alergia?"
Sayuri Sakane, Apucarana, PR

A descamação dos dedos pode ser mesmo uma alergia. Há casos em que essa alergia piora dependendo da cor do esmalte. "As mais fortes, como o vermelho e o roxo, podem conter pigmentos mais alergênicos", afirma o médico Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Outra causa possível é a desidratação da pele na região. "Usar esmaltes antialérgicos e hidratar bem as bordas das unhas é um tratamento que geralmente dá resultado positivo."

Cogumelo-do-Sol
"Gostaria de saber se o chamado Cogumelo-do-Sol cura mesmo câncer, mal de Parkison e outras doenças. Qualquer pessoa pode usar esse produto?"
Kátia Navarro, Campinas, SP

Não há nenhuma comprovação científica de que o Cogumelo-do-Sol possa curar ou prevenir doenças, afirma o cirurgião do aparelho digestivo José Luiz Capalbo, do Hospital 9 de Julho (SP). Por isso ninguém deve substituir medicamentos tradicionais por esse produto. Registrado no Ministério da Saúde como suplemento alimentar, ele pode ser consumido por qualquer pessoa, "desde que ela não tenha alergia ou intolerância aos componentes do produto", diz o médico.


Texto Anterior: Alecrim
Próximo Texto: Outras idéias - Michael Kepp: Rá, ré, ri, ró, rua!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.